Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Vila Nova da Barquinha

Conferência debate invasões francesas

18/10/2023 às 08:33
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) acolhe na sexta-feira, às 18:00, a conferência "Invasões Francesas e as guerrilhas na nossa região", sobre a Beira Baixa e o Médio Tejo.

A sessão, integrada na programação cultural em rede VOLver, vai ter como oradores José Luís Assis, professor da Universidade de Évora, Sanches de Baena, embaixador jubilado, e Luís Albuquerque, ex-diretor do Museu Militar de Lisboa, indica o município em comunicado, acrescentando que o moderador será Francisco Proença Garcia.

No enquadramento da conferência, pode ler-se que, “na 1.ª invasão, os franceses entraram pela Beira Baixa em 19 de novembro de 1807, tendo encontrado enormes obstáculos ao avanço das suas tropas até à foz do Zêzere (Punhete/Barquinha)”. Ali ficaram dois dias para atravessar o rio, tempo suficiente para o príncipe-regente D. João, futuro D. João VI, a rainha D. Maria I e a corte portuguesa embarcarem e iniciarem a viagem para o Brasil, em 29 de novembro.

Os franceses, que só chegaram a Lisboa no dia 30, “não conseguiram aprisionar a família real, que continuou a reger o reino do outro lado do Atlântico”.

Lusa