Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Mação

Com obras de requalificação terminadas, Cine-Teatro abre portas a 25 de abril

21/04/2022 às 11:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Cine-Teatro Municipal de Mação vai reabrir após as obras de requalificação de que foi alvo. A Cerimónia de inauguração terá lugar dia 25 de abril, às 16h00, presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O Cine-Teatro foi inaugurado nos anos 50 e intervencionado na década de 80, do século passado estando, há alguns anos, sem condições de utilização cómoda e segura.

Em 2020 as portas fecharam em período de pandemia mundial devido à Covid-19. Em 2021, entrou em obras de requalificação, necessárias para o futuro desta casa.

As obras tiveram início no dia 1 de outubro de 2020. Era uma obra muito esperada, pela necessidade efetiva e por tudo o que representa para Mação.

O grande objetivo foi recuperar as condições de conforto e segurança que permitam o seu uso global nas várias atividades culturais que a autarquia e agentes culturais promovem no concelho e na região.

O projeto representou um investimento de cerca de 700 mil euros, sendo que se prevê um apoio na ordem dos 283 mil euros no âmbito do PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana.

O projeto de requalificação manteve a traça do edifício e o interior compreendeu trabalhos ao nível da modernização dos equipamentos, de som e projeção, do telhado e climatização, cadeiras, camarins e palco, entre outros.

Englobou ainda o aumento da plateia e o aumento da volumetria para receber uma caixa de palco adequada, assim como tetos, paredes e pavimentos, bem como trabalhos relacionados com a rede de abastecimento de água, esgotos, segurança contra incêndios, instalação de equipamentos elétricos, climatização e rede estruturada de telecomunicações e informática.

O rés-do-chão conta com o auditório, foyer com um espaço de apoio aos utilizadores, um balcão de atendimento, espaço de bar (também de apoio à esplanada) e sanitários.

Já no primeiro piso, o Salão Nobre é um espaço para exposições, pequenos colóquios ou ações de formação. Neste piso foi ainda preparado um Espaço de Memória do Cine-Teatro, com alguns elementos antigos e uma resenha histórica do espaço e do próprio teatro em Mação.

Esta intervenção integra um conjunto de intervenções que a Câmara de Mação está a implementar nos edifícios e espaços públicos, recuperando-os e adaptando-os a novas valências, sob pena, se tal não for feito, se perca uma parte significativa da memória da vila.