Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Covid-19

Centro de Vacinação de Abrantes reabre esta quinta-feira

7/09/2022 às 11:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro de Vacinação de Abrantes, localizado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, volta a abrir portas esta quinta-feira, dia 8 de setembro, para a campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e gripe.

Esta campanha inicia-se hoje, dia 7, em Portugal com o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis, estando previsto vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.

Os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

Em Abrantes o Centro de Vacinação vai abrir esta quinta-feira das 09 às 13 e das 14 às 17 horas, devendo funcionar depois às terças e quintas-feiras. Este centro vai ficar disponível para receber os cidadãos que vão ser convocados pela Direção-Geral de Saúde.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, garantiu à Antena Livre que o Município vai disponibilizar transporte aos munícipes que dele necessitem. O autarca indicou que o transporte vai funcionar nos mesmos moldes da campanha de vacinação da Covid-19. Os cidadãos que sejam convocados para receber a dose sazonal de vacina e não tenham meios de transporte deverão contactar a Câmara Municipal ou as Juntas de Freguesia.
São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A campanha de vacinação da covid-19 vai utilizar já as vacinas adaptadas à variante Ómicron e que foram aprovadas pelo regulador europeu (EMA).