Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Sardoal

Centro Cultural Gil Vicente com apoio de 200 mil euros para programação (C/ Áudio)

4/01/2024 às 12:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Cultural Gil Vicente (CCGV) foi um dos 18 novos espaços da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) a receber apoio à programação na segunda edição do concurso “Programa de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP”, promovido pela Direção Geral das Artes (DGARTES).

Este apoio traduz-se em 200 mil euros divididos pelos próximos quatro anos de programação (2024-2027) e surge no seguimento de uma candidatura apresentada pelo Município em outubro do ano passado.

O plano de programação denominado “20 anos de Gil Vicente – Novas Rotas para a Cultura” propõe criar novos hábitos e caminhos culturais, oferecendo novas experiências e expressões no palco do CCGV que, em setembro próximo, comemora duas décadas de existência.

A estratégia assenta na diversidade e qualidade artísticas, com destaque para o teatro, com o objetivo de reforçar e evidenciar a ligação de Gil Vicente ao Sardoal. Neste plano para quatro anos, as outras artes também terão lugar, havendo espaço para cinema, diversidade musical e dança. O CCGV será ainda palco para os artistas locais, com um reforço no apoio às atividades das associações artísticas do Concelho e terão lugar residências artísticas, assim como iniciativas que permitam o desenvolvimento de estratégias de captação e mediação com o objetivo de aumentar o público no Centro Cultural Gil Vicente.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

Saliente-se que o CCGV ficou em quarto lugar no patamar a que concorreu e que foi o único espaço da nossa região a receber este apoio.

Estes apoios da DGARTES destinam-se a espaços fora dos Concelhos de Lisboa e Porto, que não foram financiados no ciclo 2022-2025, com vista a uma maior descentralização cultural e coesão nacional, assim como uma gestão regular e contínua da sua oferta.