Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Barquinha

Castelo de Almourol recebe Folk no Castelo

5/09/2023 às 12:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No dia 16 de setembro irá decorrer no Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, o Folk no Castelo onde se celebrará “a história e o património cultural do país”, a partir das 16h00. Esta iniciativa é uma ideia da cantora Ana Laíns e do músico Paulo Loureiro, através da recém-formada Mátria Mundi -criação e produção de conteúdos culturais-.

Sendo esta a primeira parceria entre o Município de Vila Nova da Barquinha e o castelo de Almourol, este evento, gratuito, pretende reaproximar Portugal dos portugueses, valorizando a importância histórica e a riqueza cultural das suas identidades regionais.

Desta forma, este dia irá celebrar a história e o património cultural da região. Assim, o Folk no Castelo, visa ser uma programação itinerante que funcionará em conjunto com o também recém-criado Estoril Folk Fest, onde anualmente se vai dar destaque a várias regiões do nosso país, destacando o seu património histórico-cultural e etnográfico. O programa consta também com a celebração de carreira de Tina Jofre, que se fará acompanhar pelo agrupamento de cantares tradicionais “Barquinha Saudosa”, dando, assim, “o devido destaque ao valioso património cultural local”.

Deste modo, este será “um programa perfeito para locais e transeuntes, nacionais e estrangeiros, família e amigos, pais e filhos, que aceitem esta sugestão”. E o resultado deste dia será apresentado no dia 4 de novembro, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, onde decorrerá a 1.ª Edição do Estoril Folk Fest.

Por outro lado, dentro do Castelo, propriamente dito, se poderá encontrar uma exposição fotográfica fora do comum: “O Almourol, Vila Nova da Barquinha, e as suas gentes estarão presentes com que num álbum de família que estará perfeitamente enquadrado nos diversos espaços da ilha. E lá dentro, o Cantinho das Histórias, onde se poderão escutar lendas e testemunhos reais de quem viveu e conhece os seus antepassados”. Esta exposição pode ser visitada durante o horário do monumento, mediante pagamento do bilhete normal. Esta informação pode ser encontrada no seguinte link: https://visitbarquinha.pt/o-que-fazer/castelo-de-almourol/.

No fim, o Município de Vila Nova da Barquinha, explicou, em nota de imprensa, a importância deste evento para a valorização do património histórico regional “com esta iniciativa, e através das artes como forma de valorização do nosso património histórico e turístico, o que pretendemos é contribuir para o crescimento da nossa autoestima enquanto portugueses, retomando o espírito «Vá para fora cá dentro», potenciando a curiosidade cultural dos portugueses sobre o seu espírito património e história e chamando a atenção do turismo internacional para o interior, procurando assim tirar partido da proximidade geográfica caraterística de um país de pequena dimensão territorial, mas de dimensão gigante na sua imensa oferta do âmbito do turismo histórico e cultural”.

Jade Garcia