Pesquisar notícia
quarta,
17 ago 2022
PUB
Concelhos

Carta de Intenção de Protocolo de Geminação já foi assinada

3/08/2022 às 12:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Vila de Rei recebeu, na manhã do dia 20 de julho, a assinatura da Carta de Intenção para o Protocolo de Geminação entre os Municípios de Vila de Rei e de Crosne, de França, com vista à cooperação e estabelecimento de redes capazes de fomentar a economia e potenciar as empresas dos dois Municípios.

A sessão contou com a presença de Ricardo Aires, presidente do Município de Vila de Rei, com o presidente do Município de Crosne, Michael Damiati e do presidente da Comissão de Geminação, Jean-Pierre Ybert.

O protocolo prevê a cooperação entre estas duas entidades, baseado no desenvolvimento mútuo na base dos interesses e opções de cada Município e de acordo com as disponibilidades existentes em cada momento, nos domínios empresariais e económicos, da cultura, ciência, desporto, meio ambiente, social e outros temas que possam ser de comum interesse.

De entre os acordos previstos, está a divulgação e participação em feiras e exposições, divulgação de produtos regionais, cedência de um espaço/armazém comum para recolha, armazenamento e distribuição de produtos, criação de uma rede de oferta de agentes turísticos e o fomento de intercâmbio entre as pessoas e, em particular, os jovens.

Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, realça que “a colaboração e cooperação que estes dois Municípios vão encetar a partir deste momento vai certamente criar importantes mais-valias transfronteiriças para as nossas empresas e instituições, assim como no foro turístico, científico, social ou ambiental. A cooperação intermunicipal assume, cada vez mais, uma elevada importância na extensão de redes de parcerias, possibilitando um maior conhecimento e possibilidade de desenvolvimento”.

Após a assinatura do Protocolo, as comitivas portuguesa e francesa inauguraram a Exposição ‘Casais de Sonho’, patente na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires durante a realização da XXXI Feira de Enchidos, Queijo e Mel.

A exposição foi criada pelo coletivo Borderlovers que, num exemplo de ligação entre Portugal e França, conta com artistas lusos e franceses e apresenta obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginariamente unidos, com amor e humor, pelo intelecto, pela vida e pela obra e não pela carne.