Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Sertã

Canonização de S. Nuno de Santa Maria celebrada com programa comemorativo

25/04/2022 às 12:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O 13.º aniversário da canonização de S. Nuno de Santa Maria é o mote para um programa comemorativo, que decorre na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, entre os dias 26 de abril e 1 de maio. A organização está a cargo do Município da Sertã, em conjunto com a Junta de Freguesia local.

Segundo Carlos Miranda, presidente do Município da Sertã, este programa pretende “invocar S. Nuno de Santa Maria, lembrando o exemplo de uma vida e obra excecionais, que tiveram o devido reconhecimento com a canonização ocorrida em 2009”.

O edil justifica o novo formato destas comemorações, aludindo à “necessidade de ter um programa que permita ir ao encontro das dimensões litúrgica e espiritual de S. Nuno de Santa Maria, conferindo-lhe maior dignidade e o envolvimento de toda a comunidade”.

O programa tem início no dia 26 de abril, às 18 horas, com uma missa dedicada a S. Nuno de Santa Maria, na igreja matriz de Cernache do Bonjardim, seguindo-se, pelas 21 horas, a exibição do documentário «S. Nuno de Santa Maria», no auditório da Junta de Freguesia.

No dia seguinte, as capelas do Brejo da Correia, Pampilhal e Quintã recebem, a partir das 19 horas, um ‘Momento de Oração a S. Nuno’. Idêntica atividade acontece a 28 de abril, à mesma hora, mas na igreja do Nesperal e nas capelas da Calvaria e Mendeira.

Para o dia 29 de abril, o programa compreende, pelas 10 horas, o teatro de sombras “A vida de São Nuno de Santa Maria”, na Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares (Escola Básica São Nuno de Santa Maria) e no Centro Social S. Nuno de Santa Maria, enquanto às 18 horas decorre, na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, um concerto de acordeão pelo Conservatório de Música seguido de Eucaristia. As atividades deste dia terminam no Auditório Sede da Junta de Freguesia, a partir das 20 horas, com a sessão «Conversas no Auditório», subordinada ao tema “Património Imaterial de Cernache do Bonjardim: O que sabemos e o que desconhecemos?”.

Os dois últimos dias das comemorações apresentam-se repletos de atividades. Assim, no dia 30 de abril avança, a partir das 14 horas, a iniciativa Seminário de Portas Abertas (visita guiada pelo Seminário das Missões aberta à comunidade). Pelas 15h30, arranca o Peddy-Paper da Vila e às 18h30 toda a população é convidada para um piquenique-convívio, na Serra de Santa Maria Madalena, cenário escolhido para acolher o concerto da banda musical Rockluso às 20 horas. Por fim, no dia 1 de maio, as atividades principiam às 9 horas com um torneio social de ténis (campo de ténis de Cernache do Bonjardim) e com a abertura do mercado “Produtos da Terra de São Nuno”, no Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim. Neste último local, haverá atuações do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim (10 horas), Grupo de Animação Seca Adegas (10h30m) e dos Tambores de Casal da Madalena (12 horas).

A eucaristia, a partir das 15 horas na igreja do Seminário das Missões, seguida de procissão coloca um ponto final num programa recheado de atividades e que promete trazer a esta união de freguesias muitos devotos de S. Nuno de Santa Maria.