Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

Câmara entregou Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito

29/12/2023 às 12:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar na quarta-feira, dia 27 de dezembro, a Cerimónia de entrega das Bolsas de Estudo 2023/2024 e dos Prémios de Mérito 2022/2023 da Câmara Municipal de Mação.

A Cerimónia realizou-se no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira e estiveram presentes na entrega das Bolsas e Prémios o presidente da Câmara Municipal de Mação e todo o Executivo Municipal, os presidentes ou representantes das várias Juntas de Freguesia e o diretor do Agrupamento de Escolas, além dos Bolseiros, premiados e suas famílias.

As Bolsas de estudo são um projeto que a Câmara Municipal de Mação promove há 19 anos e que se traduz num apoio efetivo a jovens do Concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior público.

Neste ano letivo de 2023/2024, são 22 as Bolsas atribuídas, com 14 renovações e oito novas Bolsas, a alunos do ensino superior público que contam com o apoio da Autarquia que procura, assim, “contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”.

São 22 jovens do concelho que, neste ano letivo, usufruem de uma Bolsa de 150 euros durante 10 meses. O investimento global da Câmara Municipal de Mação neste projeto de apoio às famílias do concelho de Mação com filhos no ensino superior público é de cerca de 33 mil euros.

Após a entrega das Bolsas teve lugar um momento cultural proporcionado pelo grupo de Artes do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação.

Seguiu-se a entrega dos Prémios de Mérito e Prémio de Excelência Gonçalo Matos, com os quais a Câmara Municipal de Mação brinda os melhores alunos da escola, do 2.º e 3.º Ciclos e ensino Secundário, este ano relativos ao ano letivo 2022/2023. Estes Prémios representam “o reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar”.

Os prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros. A atribuição destes prémios é feita com base na informação disponibilizada pela Escola EB 2,3/S de Mação. No passado ano letivo terminaram o 2.º e o 3.º ciclo com uma média de 5 valores, respetivamente, as alunas Mariana Moço e Sofia Cabrita. Já no Secundário, a aluna que terminou com melhor média, de 19,4, foi a aluna Margarida Saramago.

Por último, foi atribuído o Prémio Gonçalo Matos, que premeia a excelência e tem o nome do aluno do concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição dos prémios. O aluno que superar a média de acesso de 19,1 passará a dar nome a este prémio. Este ano a aluna do concelho de Mação que entrou no ensino superior com a melhor média, foi a Margarida Saramago, com 18,32.

Esta cerimónia “é sempre muito gratificante, é uma aposta forte e segura na educação dos nossos jovens” e, como também referiu o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, “ainda que o futuro de muitos jovens não passe por ficar neste concelho, é gratificante saber que estamos a ajudar estes jovens e as suas famílias, os seus pais, avós que ficam felizes por os ver frequentar estudos superiores que os irão capacitar para um futuro melhor. Que maior alegria podemos ter, que ver os nossos filhos a realizar os seus sonhos?! Se a Câmara está a ajudar a que as pessoas se sintam felizes e realizadas, estamos a cumprir a nossa obrigação”.

Fotos: Município de Mação

Galeria de Imagens