Pesquisar notícia
domingo,
23 jun 2024
PUB
Constância

Boneca de Perna de Cana em destaque no Museu

1/06/2022 às 16:38
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Boneca de Constância – Boneca de Perna de Cana, atualmente uma das peças de artesanato mais apreciada no concelho, é a Peça do mês em destaque no mês de junho, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.

As Bonequinhas de Constância, também conhecidas por Bonecas de Perna de Cana, outrora eram feitas por mulheres e meninas, sempre que tinham algum tempo livre, para venderem às feirantes, quando estas apareciam na vila de Constância. Com isto, conseguiam algum dinheiro, numa altura em que os marítimos estavam ausentes por longos períodos e a elas cabia o sustento da casa.

Quando as tendeiras vinham a Constância, traziam um lençol, que estendiam no chão, e ali eram depositadas as bonecas que cada mulher tinha feito. Outras vezes, eram as próprias mulheres e meninas que levavam as bonecas diretamente às feiras, para as vender às feirantes, que as estendiam num cordel.

Estas bonecas representavam as várias classes sociais: as damas usavam chapéu com penacho e as camponesas usavam um lenço na cabeça e carregavam, ainda, um cesto de vime, um cântaro com água, um molho de lenha ou a trouxa da roupa para lavar no rio.

As bonecas eram feitas pelas mulheres de famílias mais pobres, para as filhas brincarem, apesar de serem menos vistosas, eram recebidas com grande carinho pelas meninas. Contudo, ao longo dos tempos, estas bonecas tornaram-se mais bonitas e coloridas, sendo uma mercadoria muito procurada para entretenimento das crianças e, atualmente, são um elegante objeto decorativo.

A Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.