Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Sardoal

Incêndio dominado em cerca de 80% (C/ÁUDIO)

27/06/2022 às 19:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

ATUALIZAÇÃO

Pelas 21h45 o incêndio estava em resolução, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A esta hora estavam no teatro de operações estavam 213 operacionais apoiados por 70 viaturas. Há um trabalho longo noite dentro para fazer o rescaldo do perímetro de fogo. É que, de acordo com o Instituto Nacional do Mar e da Atmosfera (IPMA), o risco elevado de incêndio está ativo até à próxima sexta-feira muito por causa da previsão de ventos fortes.

Pelas 20H30, o incêndio que deflagrou na aldeia de Mivaqueiro estava dominado em cerca de 80% do perímetro,

A informação foi confirmada por Nuno Morgado, comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal.

A noite e o dia de amanhã afiguram-se agora de muito trabalho para os bombeiros que permanecem no terreno, em operações de rescaldo.

 

17:50 - As chamas estão de volta à aldeia de Mivaqueiro, na freguesia de Santiago de Montalegre, concelho de Sardoal. O incêndio que se encontra a consumir floresta teve início às 17:39 horas e, segundo a página da internet da Proteção Civil, no local estão 155 operacionais, apoiados por 43 viaturas e dez meios aéreos.

De referir que em 12 dias, este é o terceiro incêndio que deflagra naquela freguesia. A Antena Livre conseguiu apurar que não há populações em risco mas os trabalhos dos bombeiros estão a ser dificultados pelo vento que se faz sentir no local.

Âs 18:44, o incêndio lavrava perto da variante da EN2, em Sardoal. O trânsito ainda circula. GNR já está no local.

No posto de comando, na zona de Valongo/ Mógão Fundeiro, está o jornalista Jerónimo Belo Jorge que já ouviu o presidente da Câmara Municipal de Sardoal e responsável pela Proteção Civil no concelho, Miguel Borges.

Já na aldeia do Castelo, na União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, o alerta para o incêndio em povoamento florestal foi dado às 18:21 horas. Segundo a Proteção civil, estiveram no local a combater este incêndio 57 operacionais, apoiados por 14 viaturas e um meio aéreo. O incêndio entrou em fase de resolução pelas 19:15 horas.

Fotos do incêndio de Sardoal