Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Sertã

Biblioteca Municipal recebe projeto ligado à neurociência

11/01/2024 às 10:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A 20 de janeiro, vai ter início na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, mais um projeto mensal ligado à saúde, desta feita alusivo à temática da neurociência. Intitulada “Cérebro em Ação”, a iniciativa vai decorrer mensalmente até ao final do ano (à exceção dos meses de julho e agosto), apresentando sessões de estimulação cognitiva, que irão contribuir para um envelhecimento ativo, positivo, saudável e, deste modo, bem sucedido.

O envelhecimento começa a partir do momento em que se nasce e, por este motivo, ao longo do ano serão realizadas atividades variadas que irão abranger crianças, adultos e seniores.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera bastante “relevantes as iniciativas que promovem a saúde nas suas diferentes vertentes”. Relativamente a esta iniciativa, o autarca refere que “visa sensibilizar a população de todas as faixas etárias para a importância de manter o cérebro ativo em qualquer idade”.

A primeira sessão decorre já a 20 de janeiro, das 15 às 17 horas, e dirige-se a pais e filhos. Dinamizada pela Odysseia, a iniciativa tem inscrições gratuitas e limitadas, que deverão ser feitas até 18 de janeiro junto da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

Nas diferentes sessões será sempre incluída a leitura, uma importante ferramenta de estimulação cognitiva. Refira-se que a realização de atividades ligadas à neurociência comporta diversos benefícios ao nível da saúde cognitiva, mental e emocional, assim como a melhoria das funções cognitivas (memória, raciocínio, linguagem, atenção, concentração, etc). As diversas sessões de “Cérebro em Ação” irão fomentar a entreajuda e partilha de conhecimentos e experiência entre diferentes gerações, melhorar a qualidade de vida e a autonomia.