Pesquisar notícia
quinta,
02 mai 2024
PUB
Abrantes

Avistamento de javalis continua a crescer e limpeza de terrenos está em curso

18/10/2023 às 12:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No seguimento do aumento de avistamentos de javalis nas zonas urbanas do concelho de Abrantes, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, explicou que têm realizado reuniões para tentar conseguir soluções para mitigar esta situação.

Há dois meses, o executivo anunciou a criação de um protocolo, articulado com a Associação de Caçadores de Alferrarede Velha e o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas). Este protocolo visa procurar uma estratégia e enquadramento capaz de mitigar a presença da quantidade excessiva de animais desta espécie dentro da cidade.

Na reunião de executivo realizada no dia 9 de agosto, o presidente da CMA, Manuel Jorge Valamatos explicou que o ICNF é a entidade responsável pela emissão de licenças para que nas zonas municipais possa haver “alguma ação de abate destes animais”, bem como é a entidade que toma de decisões relativamente a este assunto.

Na passada terça-feira, dia 17 de outubro, o presidente voltou a referir este tema devido aos novos avistamentos, “preocupantes”, desta espécie nas cercanias do Centro Hospitalar do Médio Tejo: “Há várias situações que nos preocupam, que estão sinalizadas e o ICNF tem essa informação. Por exemplo, essa questão dos javalis entrarem na zona do hospital”.

“Há muitos motivos e razões para a proliferação destes animais, assim como para a entrada dos mesmos em zonas urbanas... É importante dizer que há comportamentos do homem que permitem o avanço destas espécies para as zonas urbanas”, destacou o presidente, que também referiu que têm sido realizadas reuniões “no âmbito do Gabinete da Proteção Civil com o ICNF” para tentarem encontrar soluções para as manifestações de preocupação por parte dos munícipes.

Para dar solução a esta situação, o presidente referiu que em articulação com o ICNF e a Associação de Caçadores de Alferrarede Velha, vão tentar “algumas ações”. Ações que começam com as limpezas dos terrenos, neste caso municipais, para dessa forma “criar as piores condições para o habitat dos javalis”.

Relativamente aos “outros terrenos”, que não são propriedade do município, o presidente explicou que os proprietários dos ditos terrenos estão a ser contactados e que a Associação de Caçadores de Alferrarede Velha e o ICNF estão a desenvolver ações “tendentes a mitigar o problema”. Pelo seu lado, o presidente sinalizou esta situação como “muito complexa”, destacando que esta não é só uma situação exclusiva de Abrantes: “É uma situação complexa, e é importante referir que este não é um assunto exclusivo de Abrantes, é um assunto de toda uma região, que existe no país e até mesmo no estrangeiro”.

Cabe destacar que no dia 30 de maio foi anunciado que o país, atualmente, possui uma sobrepopulação de javalis estimada perto dos 300 mil exemplares. Assim, e devido aos prejuízos na agricultura e a ocorrências de acidentes rodoviários, “este número tem que ser reduzido”.

Jade Garcia

Foto: Facebook

 

Noticia relacionada: https://www.antenalivre.pt/concelhos/camara-de-abrantes-lanca-nova-estrategia-para-mitigar-a-presenca-excessiva-de-javalis-nas-zonas-urbanas-c-audio