Pesquisar notícia
quinta,
18 jul 2024
PUB
Sardoal

“Auto da Fonte das Três Bicas” em cena no Centro Cultural Gil Vicente

3/06/2024 às 11:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, será palco, nos dias 7 e 8 de junho, às 21h30m, do espetáculo “Auto da Fonte das Três Bicas”, uma coprodução do Município de Sardoal e de um coletivo de artistas que, em conjunto com a comunidade, desenvolveu o projeto, baseado na estrutura dramatúrgica de Gil Vicente.

“Auto da Fonte das Três Bicas”, com encenação e texto original de Tatiana Rocha e direção musical de Dalila Teixeira, propõe “trazer Gil Vicente ao agora, vesti-lo de música e devolver-lhe cor num trabalho de proximidade com a comunidade de Sardoal”.

Toda a dramaturgia do espetáculo foi construída com base em recolhas feitas oralmente com membros da comunidade local, tendo contado, na fase de auscultação, com o contributo de mais de 50 pessoas. Em palco vão estar 19 elementos da comunidade sardoalense, contando ainda com a participação especial da Filarmónica União Sardoalense. Será, por isso, natural, que durante o espetáculo, se reconheçam histórias, lendas, personagens e tradições deste concelho.

Os autores do projeto desafiam ainda o público a adotar um novo olhar sobre as fontes: “(…) lugar de encontro, de trocas, fonte de vida, fonte de histórias. (…) Não haverá fontes, que brotando água, são feitas de braços e mãos que se agarram umas às outras? Se a fonte é água, a fonte é vida, também é sorriso de pessoa desconhecida”.

Este espetáculo tem ajuda à produção do Município de Alcanena e da Associação Formiga no Casulo, contando com financiamento da Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Os bilhetes para o espetáculo têm o preço de 2€ e já podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente.