Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

Assinado acordo entre a autarquia e o novo médico

6/10/2023 às 18:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi celebrado na tarde desta sexta-feira, dia 6 de outubro, o protocolo entre a Câmara Municipal de Mação e o novo médico do Centro de Saúde de Mação, Jaime Brito da Torre. O acordo foi assinado no âmbito do Regulamento de Incentivos à Fixação de Médicos implementado pelo Município de Mação.

De acordo com uma informação avançada pelo Município, o novo clínico assumiu funções no dia 1 de outubro, no Centro de Saúde de Mação, onde ingressa por mobilidade, fruto da implementação do de um pacote financeiro de incentivo à fixação de médicos, aprovado pela autarquia.

Segundo o presidente da Câmara, Vasco Estrela, a chegada deste médico ao concelho “não vem resolver o problema, que é muito grave, mas vem ajudar a mitigar alguns constrangimentos, nomeadamente para aceder a consultas”.

Na mesma nota é referido que, até agora, apenas aos fins de semana existiam médicos em atendimento complementar e que, devido à alta procura, muitas pessoas iam marcar a sua vez de madrugada. 

Mação é um concelho com uma população muito envelhecida e contava apenas com uma profissional em funções.

O regulamento aprovado este ano pretende a fixação de um máximo de 3 médicos de família e atribui até 2500 euros a cada profissional que se fixe em Mação. As candidaturas podem estar abertas em contínuo desde que haja interessados.

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, refere ainda que “houve esta manifestação de interesse, e há uma ou outra conversa com um ou outro médico, veremos se conseguimos ou não. Mas, como sabem, a situação é dramática ficando agora um pouco menos dramática”.