Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Abrantes

“As músicas ajudam a contar a história” - Anabela (C/ÁUDIO)

7/06/2022 às 09:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Para comemorar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente, a cidade de Abrantes contou com um programa com diversas atividades, entre elas um espetáculo musical com a atriz e cantora Anabela Pires.

A cantora apresentou o seu espetáculo, “O Meu Mundo Bom”, no passado domingo, e explica que este é um projeto para os mais novos, “é um livro com 12 canções” originais “de gente muito criativa”, continua por mencionar alguns dos artistas que colaboraram e entre eles estão “a Luísa Sobral, a Catarina Furtado, Tânia Ribas de Oliveira, o Valter Rolo, a Rita Redshoes, o Fernando Tordo”.

Este projeto surge porque Anabela foi mãe “há quase cinco anos” e sentiu “essa vontade de fazer um projeto dedicado” ao seu filho, aos mais novos e “às famílias”. Após ouvir as canções, Anabela, quis contar uma “história”, “queria só apresentar as canções” e daí surgiu a ideia do livro. João Frisa foi quem escreveu o texto para este livro que conta a história “de um menino que não gosta nada de dormir”. É um livro que fala sobre “valores” como, por exemplo, “o valor da amizade, o valor de que podemos acreditar nos sonhos” também como os valores da família e da liberdade.

 

Anabela explica que neste livro, “as músicas ajudam a contar a história” e que também têm um papel “importante” no que toca à “transmissão de valores” entre os pais e os filhos.

Ao longo dos espetáculos, as crianças “participam muito”, quando são as músicas mais ritmadas em que “batem palmas, têm muito iniciativa”. Anabela explica que tem “um espaço de comunicação” para que as crianças possam colocar fazer as suas perguntas, que por vezes surgem umas “muito curiosas”, onde a cantora revela que “adoro essa partilha”.

 

Este livro conta também com um código que remete para uma aplicação, Anabela pensou em colocar “um CD” no livro, mas “o CD está um bocadinho fora do nosso dia a dia” e tendo em conta que o uso das “aplicações é muito mais intuitivo”, nos dias que correm, esta foi a opção escolhida pela cantora. A aplicação criada, é em parceria com a IUPKI, “que é uma plataforma portuguesa digital de conteúdos pedagógicos” designados para as crianças.

Atualmente um dos projetos de Anabela é levar “O Meu Mundo Bom” ao “maior número de sítios possível”, pois com a pandemia não conseguiu realizar “espetáculos” e ainda se juntava o facto das “escolas fechadas”.

Apesar deste projeto ser mais direcionado para os mais novos, crianças acima dos 3 anos, a cantora têm ainda um outro projeto dedicado aos “seniores”, este tem lugar em Vila Nova de Gaia e conta com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo. Anabela confessa que esta é uma “população que me é muito querida”. Sente que este é um projeto “muito importante”, pois com “pandemia” os idosos foram os que ficaram “mais isolados e agora estes projeto em que nós conseguimos tirá-los dos lares” e levá-los para atividades onde contam com “música”, espaços onde podem “socializar” e ainda um “espetáculo ao vivo”, “Cante Pela Sua Saúde”, do qual Anabela é a mentora e coordenadora.

 

A cantora Anabela Pires sente que é uma “honra” ser uma referência da “música ligeira portuguesa” e confessa que é “muito giro” quando nos concertos que faz, as pessoas ainda cantam a música que levou ao Eurovisão Portugal 1993, “A Cidade (até ser dia)”.

Texto de Maria Francisca Carvalho