Pesquisar notícia
segunda,
26 set 2022
PUB
Concelhos

Arquivo da Memória apresentado nas Festas do Concelho

21/09/2022 às 15:57
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

O Município de Sardoal apresentará no dia 25 de setembro, pelas 18h30m, no Centro Cultural Gil Vicente, o Arquivo da Memória – um projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde 2013 e que tem como principais objetivos preservar, registar e documentar a memória daquilo que são, por exemplo, as festividades, tradições, gastronomia, pessoas, profissões, cultura e arte ou património de grande interesse no concelho de Sardoal.

Este projeto dá principal enfoque a registos fotográficos, documentos antigos, vídeos disponíveis na plataforma Youtube e entrevistas em vídeo que têm vindo a ser feitas nos últimos anos. Algum deste trabalho já teve o seu reflexo em exposições no espaço Cá da Terra, como é o caso das tradições ligadas à malaria, à extração de resina, ao azeite ou à olaria.

Resumindo, trata-se de construir a Memória do Sardoal e dos sardoalenses, recorrendo, muitas vezes, à história contada na primeira pessoa por aqueles que, tendo já idade avançada, guardam conhecimento digno de ser perpetuado.

Para o Município de Sardoal, “a identidade de um povo, de uma região, de um concelho, constrói-se a partir da sua História, das suas Tradições, das suas Gentes e da sua Cultura. É no conjunto destes elementos e da sua interligação que reside a essência daquilo somos enquanto comunidade. É com base na consciência desta importância que o Município de Sardoal tem vindo a desenvolver um trabalho de fundo por forma a perpetuar as Memórias daqueles que contribuem para a constante construção da nossa História”.

O Arquivo da Memória estará disponível, a partir de 25 de setembro, numa plataforma acessível a todos, sendo que esta plataforma é dinâmica e estará em constante atualização e crescimento ao nível de conteúdos, preservando e conservando para a posteridade aquilo que nos constrói enquanto coletivo.