Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Constância

Ana Joaquim expõe na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill

18/01/2024 às 12:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

«No fundo de uma gaveta» é o título da exposição de pintura, da autoria de Ana Joaquim, uma mostra que estará patente na Biblioteca Municipal Alexandre O’ Neill, de 29 de janeiro a 19 de fevereiro.

Com a realização da exposição pretende a autora não só dar a conhecer algumas das suas obras «guardadas no fundo de uma gaveta» como também apresentar as ilustrações da sua autoria que integram o livro «Antes Que a Luz Apague a Escuridão», de Telmo Mendes.

Ana Joaquim é uma jovem do concelho de Constância, natural da freguesia de Santa Margarida da Coutada.

Abordando a sua relação com o desenho, Ana Joaquim diz que “desenha desde sempre e é no desenho/pintura que encontra cais para os mares atribulados do dia-a-dia”. Pinta no auge da tristeza ou da alegria e imortaliza no papel, sentimentos que lhe correm por dentro.

Foi em 1995 que a autora participou pela primeira vez numa exposição coletiva e assim continuou até encerrar esse processo em 2008. Como hobby, sempre se dedicou a telas e pincéis, mas foi em 2018 que foi convidada a explorar o desenho a carvão.

Ana Joaquim viu o seu trabalho voar-lhe das mãos em 2020, com o lançamento do livro "Antes Que A Luz Apague a Escuridão" do escritor Telmo Mendes, também residente em Constância. Em 2023, viu o seu trabalho derrubar fronteiras, através de um desenho que, neste momento, passeia pelas ruas da Índia, Bangladesh, Lituânia e Brasil.

A inauguração da exposição está agendada para as 18h00 de dia 29 de janeiro.