Pesquisar notícia
domingo,
14 abr 2024
PUB
Sertã

“Alinhamento” em exposição na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

4/01/2024 às 12:24
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 13 de janeiro a 29 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, terá patente a exposição de pintura intitulada “Alinhamento”. Da autoria de Teresa Paula, estarão expostas 20 obras que representam “estados de espírito, renovação, exploração de sentimentos e brilho atual” da autora. Parte das obras podem “ser compreendidas como produções decorrentes num contexto de vida agreste”, em que “a dor constante, o desespero, a desilusão e trauma levam à busca da cura”, refere Teresa Paula. O “Alinhamento”, que dá nome à exposição, surge “a partir do momento em que sabe quem é, o que quer ao nível da alma, o que a move, o que a faz feliz, o que a faz sentir viva e apaixonada pela vida”.

A exposição de pintura “Alinhamento” será inaugurada a 13 de janeiro, às 16 horas, contando com a presença da autora. Nascida em Tomar em 1969, Teresa Paula Silva é uma artista contemporânea que se tem vindo a afirmar no mundo da pintura. Desde cedo, revelou aptidão para as Artes, tendo estudado na Escola de Artes Decorativas (atual Escola Artística) António Arroio, em Lisboa, onde consolidou o seu percurso académico. Frequentou ateliês onde teve oportunidade de aprimorar a sua técnica. Estudou com o artista plástico italiano de renome Massimo Espósito, sua grande inspiração, que lhe ensinou a abordagem correta da pintura de uma forma geral, não descurando a intenção, o sentimento e a personalidade. Teresa Paula considera-se uma pintora figurativa e o seu trabalho pretende mostrar a realidade, nua e crua, da sua experiência pessoal. A pintura permite-lhe capturar experiências individuais e sentimentos de uma forma explícita, incorporando em cada obra conceitos como superação, plenitude, força e energia. Participou em várias exposições coletivas, e nos últimos anos tem exibido o seu trabalho individualmente em diversas galerias. É presença habitual em concursos de pintura, tendo sido premiada no “Concurso de Desenho e Pintura Padre João Maia”, organizado pelo município vizinho de Vila de Rei, com o segundo, terceiro e primeiro prémios em 2017, 2018 e 2019, respetivamente.

A exposição “Alinhamento” poderá ser apreciada na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, de 13 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024, segunda-feira e sábado das 10h30 às 18 horas e de terça a sexta-feira das 10 horas às 18h30.