Pesquisar notícia
sábado,
20 jul 2024
PUB
Verão 2024

Águas Límpidas da Praia Fluvial de Constância atraem turistas

25/06/2024 às 12:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Com 30º fora de água, arrancou a época balnear na praia fluvial de Constância no dia 22 de junho e esperam-se muitos banhistas nesta época alta.

A bandeira verde hasteada, as águas límpidas e o horizonte repleto de canoas amarelas e vermelhas, as cores de Constância, fazem parte da imagem de marca deste primeiro dia da 3.ª época balnear da praia revelação e praia do ano de 2023.

Mesmo com as águas frias, foram alguns os banhistas que se atreveram a mergulhar o pé nas aguas da Praia Fluvial de Constância, onde Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, inaugura e mostra-se grato por toda a ajuda dos trabalhadores que fizeram com que a praia estivesse pronta a ser utilizada. E deixa um convite para que visitem a praia

 

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

Esta praia contou com a introdução de algumas novidades, entre elas uma rampa de acesso, que permite a praia ser mais inclusiva, mostrando que da “impossibilidade fez-se possibilidade”, como refere Sérgio Oliveira e leva a que tenha “satisfação e orgulho comunitário”.

O presidente da Câmara de Constância revelou ainda que a areia ser reposta todos os anos tem um custo inferior ao do valor do gás na piscina municipal. E acrescentou a possibilidade de a praia se tornar ainda mais inclusiva.

 

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

Foi perto das águas cristalinas desta praia de rio, que a rádio Antena Livre fez uma emissão especial, neste dia, e conheceu diversos banhistas que tiveram a oportunidade de experimentar muitos pela primeira vez, as águas do Zêzere em Constância., como o caso de José Maria, de Torres Vedras que veio a Constância visitar o seu amigo suíço Olivier. Aproveitaram para conhecer a praia e apreciar a tranquilidade do rio. Olivier, habituado às águas frias da Suíça, revela que a água do Zêzere “mesmo para um suíço é fria”, mas que mesmo assim pretende voltar.

Pedro Fonseca, proprietário do bar “Alma do Zêzere” e concessionário do parque de campismo, revela que há pessoas a vir de Lisboa para acampar, à procura de paz e descanso. Proprietário do bar desde o início de junho, faz uma forte aposta no menu diversificado do restaurante e mostra também que cada vez se nota mais que há pessoas a vir durante o inverno e tem como objetivo vir a tapar a esplanada para também durante o inverno se aproveitar o espaço exterior, pois o ponto forte é a vista.

Daniel Marques já conhece as correntes do Zêzere, e pelo terceiro ano consecutivo é nadador-salvador nesta praia, desde o primeiro minuto a seguir à abertura. Daniel Marques indica a importância que a barragem tem para o caudal da praia e os problemas que podem ocorrer nestas águas.

Daniel Marques, nadador-salvador

Com dez anos de experiência de atividades em Constância a Ponto Aventura é uma empresa que organiza passeios, canoagem e orientação, como o que ocorreu neste dia de inauguração e Carlos Silvério, o responsável, afirma que cada vez mais o turismo de natureza está e vai continuar na moda.

O vereador Pedro Pereira faz questão e explicar que irão ocorrer diversas atividades nesta praia, desde aulas de yoga para crianças, sunsets, entre outras com vista a apontar para público entre os dez e os dezoito anos, havendo também atividades para os mais velhos.

Refere ainda que irá decorrer, a três de novembro, o “Confluência Trail” que se prevê ser “mais diversificado” e “melhor que no ano passado”, com passagem por Martinchel, apesar de ser Abrantes. O mesmo indica ainda que a “Praça com Vida” tem vindo a ter adesão por parte dos habitantes que já se começaram a habituar à animação na praça com as iniciativas mensais.

A praia fluvial de Constância no primeiro dia mostrou que muita gente ali parava, como o caso de Luís e Rita que vieram de Leiria, pela primeira vez, e ficaram a acampar durante o fim de semana. Este casal indica ainda que “tem sido bom” e que o tempo está “maravilhoso e ótimo”, mesmo que a água esteja gelada.

Também um grupo de escuteiros da Benedita aproveitou as águas do Zêzere para fazer a última atividade em secção, como indica o Chefe Fernando Fialho que acompanhou os 26 jovens, numa descida de canoagem de Constância até ao castelo de Almourol.

De batismos em Constância fez-se este primeiro dia do terceiro ano de época balnear, que atraiu pessoas dos diversos lados do país, pessoas essas que preveem voltar para viver a Vila Poema da forma mais descontraída e a aproveitar as suas férias da melhor forma.

 

Cristiana Farinha

Galeria de Imagens