Pesquisar notícia
segunda,
06 dez 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: SMA distinguidos com Prémio de Excelência e selos de qualidade de água e resíduos (C/ ÁUDIO)

19/11/2021 às 15:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) foram a 2ª entidade mais distinguida a nível nacional nas cerimónias de entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2020 e 2021, nas vertentes de águas e resíduos.

No âmbito do 15.º Fórum de Resíduos, os SMA foram galardoados com o “Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (consumidor) do ano 2020”, distinção única a nível nacional, e com os Selos de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor) referentes ao ano de 2020 e 2021.

No âmbito da 16.ª Expo Conferência da Água, os SMA foram agraciados com os Selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano – 2021”.

Nas cerimónias que se realizaram em Lisboa nos dias 11 e 15 de novembro, respetivamente, estiveram presentes Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Ricardo Aparício, diretor-delegado dos Serviços Municipalizados de Abrantes, Sandra Rodrigues, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos Urbanos e Mariz Marques, chefe da Divisão de Obras e Serviços de Águas dos Serviços Municipalizados de Abrantes.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, considerou que “estas distinções são o fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos e que hoje os

nossos Serviços Municipalizados sejam dados como exemplo nacional pelo desempenho de excelência”.

Os prémios são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, e visam distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano 2019 e 2020, se destacaram pelo seu bom desempenho.

À Antena Livre, Manuel Jorge Valamatos disse que estas distinção são “um motivo de grande orgulho e satisfação” e reconheceu que “fomos surpreendidos na cerimónia de entrega de prémios relativos aos resíduos sólidos urbanos. Em princípio, íamos receber o Selo de Qualidade relativos aos anos de 2019 e 2020 e fomos surpreendidos com o Prémio de Excelência, o que corresponde a dizer que foi a entidade gestora mais bem posicionada no país em 2019 e isso deixa-nos, obviamente, muito orgulhosos e satisfeitos com o trabalho que temos vindo a fazer”.

O presidente da Câmara de Abrantes afirmou que a questão dos resíduos sólidos urbanos “é uma matéria de grande sensibilidade mas, apesar de tudo, temos feito um trabalho de forma continuada e de forma muito empenhada, que culminou com esta apreciação de várias entidades do país ligadas ao Ministério do Ambiente, ao ERSAR”.

Foi então “com grande satisfação” que o Município de Abrantes viu esta distinção “que coloca os Serviços Municipalizados como uma das entidades que melhor faz esta gestão dos resíduos sólidos urbanos”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e dos SMA

Fotos: Município de Abrantes