Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Projeto T_CODE “é uma referência e exemplo a ser seguido” - secretário de Estado (C/ ÁUDIO)

7/07/2021 às 18:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar em Abrantes esta quarta-feira, 7 de julho, a apresentação do projeto educativo único no país, o T_CODE. A iniciativa decorreu no Centro Escolar Maria Lucília Moita e contou com a presença do secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, falou de um investimento enorme por parte do Município na transição digital e na capacidade de ajuda das novas auto-estradas do mundo digital.

 

O T_CODE é um programa único no país que ensina programação aos alunos com 8 ou mais anos de idade, em ambiente descontraído e de diversão, estimulando a literacia digital, a criatividade e o trabalho em equipa.

Homero Cardoso, coordenador do projeto T_CODE, explicou as expetativas do programa e também dos objetivos já para o próximo ano letivo.

 

A professora Maria João Galvão falou do projeto, confirmou que complementa noutras disciplinas e não deixou de fazer um pedido ao presidente da Câmara.

 

Professora Maria João Galvão disse ainda, em resposta ao secretário de Estado, que ainda não recebeu o seu computador fornecido pelo Estado. André Azevedo confirmou que a política de distribuição de computadores e kits de mobilidade já está a ser implementada pelo Município.

Também o aluno Guilherme fez questão de deixar o seu testemunho.

 

André de Aragão Azevedo, secretário de Estado da Transição Digital, considerou o T_Code um caso de estudo.

O secretário de Estado destacou a idade em que se decidiu dar início a este projeto e também o facto de as tecnologias, hoje em dia, não serem apenas direcionadas ao sexo masculino. André de Aragão Azevedo disse que o T_Code é um exemplo que deverá ser replicado.

 

No final, aos jornalistas, André de Aragão Azevedo comentou o que viu em Abrantes e como pode o T_Code vir a ser apoiado.

O projeto T-CODE promove o ensino de linguagens de programação Scratch + HTML + Python.

No presente ano letivo, o T_CODE envolveu todas as turmas do 3º e 4º anos (27 turmas), 434 alunos, cerca de 30 professores e quatro técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia. No próximo ano letivo, prevê-se o alargamento deste projeto aos alunos do 2º ciclo das Escolas do concelho de Abrantes.

De acordo com o previsto no Projeto Educativo Municipal de Abrantes e o estipulado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Câmara municipal de Abrantes apresentou em 2018 a primeira candidatura para a aquisição de equipamento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, devidamente enquadrado em objetivos pedagógicos e educacionais:

- Dotar as escolas de novos equipamentos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação;

- Utilizar os equipamentos como uma ferramenta diária de trabalho e como recurso interdisciplinar;

- Utilizar os equipamentos como ferramentas na aprendizagem da leitura;

- Estabelecer parcerias com diferentes instituições;

- Promover o conhecimento científico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor dos alunos através do uso das novas tecnologias.

Ainda em 2018, procedeu à aquisição de Kits “Laboratórios de Aprendizagem”, com os quais se apetrechou cinco escolas: EB Abrantes n.º 1; EB/JI M.ª Lucília Moita; EB/JI Tramagal; EB/JI Chainça e EB/JI António Torrado.

Em 2019, adquiriu-se mais oito Kits de aprendizagem para se apetrechar as restantes escolas: EB/JI Rio de Moinhos; EB/JI S. Miguel do Rio Torto; EB Abrantes n.º 2; EB/JI Bemposta; EB/JI Rossio ao Sul do Tejo; EB/JI Pego; EB/JI Alvega e EB/JI Mouriscas.

 

Galeria de Imagens