Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Incubadoras de Empresas do Centro lançam programa de empreendedorismo SPIN+

14/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Rede de Incubadoras de Empresas Região Centro (RIERC) apresentou ontem, na Figueira da Foz, o SPIN+, programa que durante um ano vai apoiar vinte equipas de empreendedores no desenvolvimento dos respetivos projetos.

Com um valor próximo do milhão de euros, o SPIN+ é uma iniciativa da RIERC integrada no projeto Incubação Centro 2016 - IC | 16, cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).

O Projeto Incubação Centro 2016 - IC | 16 pretende ser "um ponto de partida e de implementação de uma ação integrada de suporte ao empreendedorismo" na Região Centro de Portugal.

"Fizemos bem o trabalho de casa ao apoiar este projeto", reconheceu ontem Conceição Carvalho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), entidade que gere o CENTRO 2020.

A RIERC e a CCDRC esperam que do denominado "acelerador de ideias" SPIN+ resultem pelo menos dez novas empresas e 30 novos postos de trabalho.

O período de candidaturas decorre até ao final deste mês, sendo selecionadas as 20 equipas de empreendedores.

O programa arranca em março e decorrerá em 14 sessões divididas por três polos: Aveiro (Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro), Coimbra (Instituto Pedro Nuno) e Abrantes (Tagus Valley).

"Todos os projetos acelerados terão possibilidade de financiar totalmente os seus protótipos ou estudos de mercado e os dez melhores projetos receberão um prémio de cinco mil euros", esclarece Pedro Maranha, da RIERC.

Criada no âmbito do Conselho Empresarial do Centro (CEC), a RIERC junta 16 incubadoras de empresas do Centro e apresenta como objetivo principal "promover o empreendedorismo sustentado e de ser um facilitador da cultura empreendedora" na região.

Assume-se como "uma estrutura de promoção da reflexão estratégica e da promoção de dinâmicas de interação e articulação entre os diferentes membros da rede".

Lusa