Pesquisar notícia
sexta,
18 out 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: “Imagens de Fé – Ex-votos” expostos no Museu D. Lopo de Almeida

11/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi inaugurada a 7 de abril, no Museu D. Lopo de Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, a exposição “Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco”.

Trata-se de uma exposição organizada pela Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, presidida pelo Padre Francisco Valente, em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.

A palavra ex-voto vem do latim e significa “por força de uma promessa, de um voto”.

“É uma coleção da Diocese, representativa de todas as zonas da Diocese”, esclareceu o Padre Francisco Valente. Trata-se de um conjunto de mais de 100 exemplares e “é a expressão mais espontânea da fé e do acreditar”.

“Insere-se num projeto mais alargado da Diocese, não só de conservar e preservar o património, mas também de o divulgar”, afirmou o padre Francisco.

Os ex-votos são essencialmente pinturas figurativas que representam graças recebidas e são expressão de promessas pagas. Referem-se a manifestação da religiosidade das populações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e são uma expressão genuína da fé que se cruza com a existência quotidiana. Os painéis gratulatórios que fazem parte da exposição surgiram entre os séculos XVIII e XX são na sua maioria pinturas sobre madeira e tela, muito simples, de cariz popular, quase sempre anónimas e de muito fácil leitura, não precisando praticamente de qualquer tipo de explicação para que todos percebam as histórias que os motivaram.

O conjunto singular que agora fica patente ao público é uma coleção de inestimável valor material, cultural e religioso, constituindo um invulgar e raro acervo do repositório patrimonial a nível regional e nacional.

Na inauguração, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, lembrou que “através desta parceria, juntamos a Igreja e a Câmara Municipal e, pese embora o Estado seja laico, nós entendemos que a valorização cultural, também daquilo que é o património da Igreja, faz parte da nossa identidade e é nossa responsabilidade também fazê-lo, tal como fazemos noutros domínios”.

A exposição “Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco” poderá ser visitada até dia 28 de maio, de 3ª a domingo entre as 09h30e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00, no Museu D. Lopo de Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, e tem entrada livre.