Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Festival de Filosofia coloca à reflexão a interação entre arte e contexto social

9/11/2021 às 15:36
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A interação entre a “Cidade e a Arte” é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes que vai realizar-se de 18 a 20 de novembro, regressando ao modelo presencial, organizado pela Câmara Municipal e com o alto patrocínio do Presidente da República.

Durante três dias, pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais vão pensar e debater de forma aberta o papel da arte, nas suas múltiplas disciplinas, na tensão dialética entre a sua realidade e o contexto social. O Festival, cujos painéis decorrem no Edifício Pirâmide, abre no dia 18 com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos.

O programa integra painéis que, a partir do tema central, abordarão várias temáticas: Arte, política e sociedade; Literatura, artes e transformação do mundo; Arte, educação e compromisso comunitário; Cuidar, expor e emocionar: a arte e os museus; Filosofia e arte da paisagem e do jardim; Arte, urbanismo e transformação social; Arte, cultura, território e comunicação. Haverá ainda lugar para uma comunicação livre que abordará a ideia de cultura e de arte como expulsão e hospitalidade e uma conferência com jovens filósofos. A par dos painéis, o programa inclui a realização de sessões de Filosofia para crianças das escolas, na Biblioteca Municipal António Botto. Na biblioteca e no Edifício Pirâmide haverá uma feira do livro de Filosofia.

O Festival encerra com o espetáculo de poesia “Para atravessar contigo o deserto do mundo”, com Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a realizar na Biblioteca Municipal António Botto. Trata-se de uma performance feita a partir da amizade e cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

A entrada para as conferências é livre em todos os painéis e não carece de inscrição prévia.

Convocar os cidadãos à reflexão e a marcar posição sobre as problemáticas do mundo atual e incentivar e valorizar a reflexão crítica são os desafios do Festival de Filosofia de Abrantes que vai na 4ª edição.

 

PROGRAMA (ver aqui)

 

Ver programa completo com notas biográficas de todos os oradores, nas seguintes plataformas digitais:

http://bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/655-festival-de-filosofia-de-abrantes-2020

https://www.facebook.com/festivalfilosofiaabrantes