Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Dia Mundial do Turismo

Abrantes, Constância e Barquinha com atividades gratuitas

26/09/2023 às 12:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Esta quarta-feira, 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo, sob o mote “Turismo e Investimentos Verdes”. Para assinalar a data, vários municípios estão a realizar ações e visitas gratuitas.

Em Abrantes

Entradas gratuitas nos Museus de Abrantes (MIAA, Panteão dos Almeida e MDF) e realiza-se, às 19 horas, o percurso sonoro (audiowalk) “Tudo como dantes. Quartel General em Abrantes” pelas ruas do centro histórico da cidade. Os interessados em realizar o percurso sonoro pelo centro histórico de Abrantes, partindo da Biblioteca Municipal António Botto, deverão inscrever-se através do e-mail turismo@cm-abrantes.pt.

O Posto de Turismo de Abrantes será também paragem obrigatória, entre os dias 27 e 30 de setembro, onde os artesãos de Abrantes irão estar e demonstrar ao vivo como produzem as suas peças e darão e conhecer o seu processo criativo. Costura criativa, bijuteria e brinquedos, retalhos, trabalhos em junco, cerâmica, encadernações, barro, tecelagem, bonecos em pasta de papel são alguns dos tipos de artesanato que poderá ver ao vivo. Os produtores locais também irão honrar os participantes com os seus saberes e sabores. Para visitar das 10h-13h e das 14h-18h.

No dia 27 de setembro, irá ainda realizar-se a 1.ª reunião do Conselho Municipal do Turismo, no auditório da Biblioteca Municipal de Abrantes, a partir das 15h30. O Conselho Municipal do Turismo é um órgão que se pretende assumir como um fórum de debate, auscultação e consulta junto das entidades com responsabilidades diretas ou indiretas no sector do turismo.

 

Em Constância

Constância vai assinalar o Dia Mundial do Turismo com entradas gratuitas no Museu dos Rios e das Artes Marítimas e no Jardim Horto de Camões.

Com esta iniciativa o Município e a Associação Casa-Memória de Camões pretendem “promover dois espaços emblemáticos da vila”, nomeadamente o património ligado aos rios e às artes marítimas e a cultura camoniana.

A celebrar os seus 25 Anos, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas tem por missão recolher, estudar, valorizar e divulgar a memória dos tempos em que Constância era um dos mais importantes portos do Médio Tejo e a sua economia assentava no transporte fluvial, na construção e reparação navais, no comércio e na pesca.

Estas atividades, bem como a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, organizada pelos marítimos da vila todos os anos pela Páscoa, estão documentadas nos diversos núcleos da exposição permanente do Museu, através de miniaturas de barcos, redes de pesca, objetos de uso quotidiano, utensílios, ferramentas, fotografias e uma pequena oficina de calafate com um barco em fase de construção inicial. Muito visitado por turistas e alunos das escolas, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas proporciona uma viagem ao encontro de uma Constância diferente da que conhecemos hoje, com uma outra relação com os rios que lhe marcaram o sítio onde nasceu e cresceu.

O Jardim-Horto, desenhado pelo arq.º Gonçalo Ribeiro Teles, foi inaugurado pelo Presidente da República, dr. Mário Soares, em 1990. Reúne grande parte da flora referida por Camões na sua obra, num total de 52 espécies. No seu interior o visitante pode apreciar ainda o Jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu no Auditório ao ar livre e um painel de azulejos que apresenta as partes do mundo que Camões percorreu, de Lisboa a Macau, passando por África e pela Índia. A enorme esfera armilar, a maior de Portugal, assinala os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, que o épico imortalizou em Os Lusíadas, e o caráter universalista da nossa cultura.

É, sem dúvida, um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.

 

Em Vila Nova da Barquinha

O Município de Vila Nova da Barquinha associa-se às comemorações com um Dia Aberto à nova sala de visita imersiva ao Castelo de Almourol, situada no Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA). Este recente investimento do município, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, integra o projeto ‘Rota dos Templários’ e visa promover uma experiência de visita virtual ao Castelo de Almourol. Através de um ecrã 180º, e com recurso a tecnologias inovadoras, permite-nos entrar no monumento e ficar a conhecer a história de Almourol, desde a sua fundação pelos Templários até à atualidade.

 

Palavras chave:
Dia Mundial do Turismo