Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Câmara emite parecer desfavorável a Parque Temático em Coalhos, Pego

7/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Abrantes, realizada esta terça-feira, 7 de março, a Modo Arquitectos Associados Lda viu ser emitido um parecer desfavorável a um pedido de informação prévia para a construção de edificação destinada a um Parque Temático em Coalhos, na freguesia de Pego.

Trata-se de um projeto de um investidor do concelho de Abrantes e que, segundo explicou João Caseiro Gomes, vice-presidente da Autarquia, “falamos, basicamente, de um jardim zoológico. Um espaço com vários animais, devidamente acondicionados, e que viria a ser um equipamento aberto ao público. No entanto, a zona não é a mais favorável devido a várias condicionantes”.

O autarca explicou que “da forma como foi instruído o processo, e que deu entrada o pedido em relação a esta infraestrutura, não estão reunidas as condições para um parecer favorável pois estamos a falar de uma zona com muitas condicionantes”. E explicou quais: “Estamos a falar de uma zona perto do Tejo, temos questões de REN e zonas agrícolas e com ribeiras a passar naquela zona é considerada leito de cheia”.

João Caseiro Gomes acrescentou que “da forma como foi apresentado o projeto, as entidades que tivemos que consultar – CDDR, APA e outras – deram parecer desfavorável. Daí termos indeferido este processo, o que não implica que não possa ser reformulado e dar entrada noutros moldes. O que estamos a dizer é que, da forma como deu entrada agora, não tem enquadramento para um parecer favorável”.

No entanto, a Câmara Municipal mostrou interesse no projeto e, segundo o vice-presidente, “iremos ver se o promotor quer continuar com todo este processo e reformulá-lo de outra maneira”.

O promotor pode agora pronunciar-se no prazo de 10 dias mas, segundo informação do Município, se “nada for dito ou não contribuir eventual pronúncia para reverter o sentido da decisão, a presente deliberação converter-se-á em definitiva”.