Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
VN Barquinha

«À mesa com azeite» será servido em sete restaurantes

27/10/2023 às 16:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Terra de olivais e lagares, Vila Nova da Barquinha torna a honrar o lugar que o azeite ocupa na história do concelho – de tal forma que as oliveiras fazem parte do brasão. Pelo 23.º ano consecutivo, a celebração faz-se “À Mesa com Azeite”, entre 4 de novembro e 3 de dezembro. Durante um mês, a mostra gastronómica anda por 7 restaurantes a servir petingas no forno, polvo à lagareiro, sopa de couve e muitas outras receitas que elegem o azeite como ingrediente essencial. Além de provar no prato, os visitantes podem também visitar um dos lagares onde é produzido.

A iniciativa da Câmara Municipal tem como objetivo diversificar a oferta turística, como complemento de visitação aos muitos atrativos, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história do concelho, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.

Desde há séculos presentes na paisagem destas terras, as oliveiras e os seus frutos negros integram desde sempre a heráldica do Município, fator demonstrativo da sua importância na economia local. A degustação do azeite à mesa é a melhor forma de preservar esta memória.

A edição de 2023 conta com a participação dos restaurantes Almourol, Café Estrela, Loreto, O Remo, Ribeirinho, Stop e Trindade. Consulte o portal do Turismo de Vila Nova da Barquinha onde constam todas as informações úteis sobre estes espaços em https://visitbarquinha.pt/categorias/onde-comer/.

Para quem quiser saber mais sobre o processo de produção do azeite, tem a possibilidade de fazer uma visita guiada ao Lagar do Casalinho, na Praia do Ribatejo, que pode ser agendada através do telefone 919929393.