Pesquisar notícia
quinta,
07 dez 2023
PUB
VN Barquinha

"À Conversa com..." para comemorar 34.° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

10/11/2023 às 16:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No dia 22 novembro, o Auditório da Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha vai receber o "À Conversa com..."

A 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens associa-se ao esforço de amplificação da mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança corporiza e propõe a adesão de todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”.

A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” pretende envolver organizações e cidadãos/ãs, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

A Comissão de Vila Nova da Barquinha pretende associar-se a esta iniciativa através da ação de sensibilização/capacitação "À Conversa com...".