Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Sardoal

3.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo

2/11/2023 às 11:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O 3.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo terá lugar no fim de semana de 11 e 12 de novembro numa organização da Associação Cultural e Desportiva de Valhascos em parceria com o Município de Sardoal, a Junta de Freguesia de Valhascos e a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

O evento terá início às 17 horas de sábado, dia 11, com a apresentação das Couves Candidatas ao prémio Couve de Valhascos 2023 e uma conversa, em formato mesa-redonda, em torno da Couve de Valhascos. Às 20 horas terá início o jantar com Couve de Valhascos e Azeite Novo com uma ementa confecionada pelo Chef José Fernandes. A noite será ainda animada musicalmente pelo fadista Luís Travassos.

No dia 12 de manhã, domingo, decorrerá uma Caminhada subordinada ao tema “Pelas Terras da Couve, do Pão e do Vinho” e à tarde, a partir das 14 horas, terá lugar o Mercado da Couve de Valhascos e Feira de Vinhos, com o apoio da TAGUS. Às 16 horas terá início o Magusto de S. Martinho que será animado pelo Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”.

A participação em algumas iniciativas do Festival está sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada na Associação Cultural e Desportiva de Valhascos, através dos telemóveis 967 145 035 ou 964 890 747 ou online através dos links disponibilizados na página de Facebook ACD Valhascos.

O Festival tem como objetivo divulgar a couve e o azeite, “com forte tradição no nosso concelho, contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica sardoalense”.

A Couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos genéticos, agronómicos, bem como das suas propriedades nutricionais e gustativas. Pertencendo à família das couves tronchudas, é uma couve de grande porte, e produz um repolho central, bastante compacto e pesado, de cor verde-escura. Acredita-se que a sua qualidade está relacionada com a localização geográfica da aldeia, cujo terroir enaltece as suas melhores características.