Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
VN Barquinha

30 anos a cumprir a tradição com o Mês do Sável

30/01/2024 às 15:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há três décadas a promover o peixe do rio, Vila Nova da Barquinha tornou-se palco de um evento gastronómico único - o Mês do Sável. Pelo 30.º ano consecutivo, das águas do rio Tejo surgem os sabores do sável (e da lampreia, espécie que este ano não integra a mostra), confecionados de acordo com receitas centenárias.

São 30 anos a unir sabores, tradições e comunidade em torno do peixe que é a estrela deste mês. De 10 de fevereiro a 10 de março, o Município de Vila Nova da Barquinha promove mais uma edição da mostra gastronómica “Mês do Sável”, apresentando a riqueza dos rios à mesa.

Nesta época do ano, o sável e outras espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos, animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se podem visitar os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.

Este festival da gastronomia ribeirinha tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

Assinalando esta data especial, o Município barquinhense salienta “a forte parceria mantida com os restaurantes do concelho, agradecendo o talento dos nossos chefs, a dedicação dos pescadores locais e aos vários milhares de visitantes que anualmente transformam este evento numa referência da gastronomia da região”.

Os amantes desta iguaria poderão degustar o sável frito com açorda de ovas, em cinco restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha, e ganhar passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário.

Esta promoção é válida apenas ao fim de semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.

 

Restaurantes aderentes:

Almourol (Tancos) - Tel. 249720100

Loreto (V.N. Barquinha) - Tel. 913868147

Ribeirinho (V.N. Barquinha) - Tel. 249712292

STOP (Atalaia) - Tel. 249710691

Trindade (V.N. Barquinha) - Tel. 916306351