Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Abrantes

20 anos de Feira da Doçaria promete fim-de-semana cheio de doces e animação

13/10/2022 às 11:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A 20ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional promete trazer, à Esplanada 1º de Maio, no Centro Histórico de Abrantes, iguarias portuguesas conventuais e tradicionais, licores, mel e compotas representantes de várias regiões do país, nos próximos dias 21, 22 e 23 de outubro. Este certame é acompanhado por oficinas e demonstrações de doçaria, exposições, animação infantil, música e atividades desportivas.

A assinalar os 20 anos deste “delicioso” evento, a feira de 2022 será uma das maiores mostras de doçaria das várias edições realizadas pelo Município de Abrantes, em parceria com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

O certame vai juntar 36 expositores, vindos de Vimioso, Felgueiras, Amarante, Ovar, Viseu, Montemor-o-Velho, Cernache do Bonjardim, Sertã, Alcobaça, Caldas da Rainha, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Constância, Sardoal, Ponte de Sôr, Portalegre, Malveira, Évora, Reguengos de Monsaraz, Algarve, Madeira e, claro, de Abrantes. Nove destes doceiros são estreantes no evento.

Para esta edição, a organização vai dar destaque a um evento do território com a doçaria das freguesias de Carvalhal, Fontes, Martinchel, Rio de Moinhos, Aldeia do Mato e Souto: o Festival de Doçaria e Artesanato. A inauguração, no dia 21 de outubro, contará com um momento simbólico, que reflete a tradição, a cair em desuso, da ornamentação dos andores e fogaças com bolos durante as procissões religiosas. Já no sábado à tarde, será feita uma apresentação deste festival das freguesias do Norte do concelho de Abrantes e dinamizada uma demonstração da confeção de ferraduras, os bolos lêvedos que constituem maioritariamente as dádivas.

 

Oficinas de doçaria

A complementar a promoção e comercialização de doçaria, mel, licores, compotas e doces serão realizadas três oficinas temáticas. Às 11h, de dia 22 de outubro, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes irá orientar um Workshop de broas fervidas de mel e nozes, broas sem glúten e broas sem açúcar, desafiando pais e filhos a colocar as “mãos na massa”. Já às 14h30 desse sábado, estes ensinamentos repetem-se, mas para o público em geral. No domingo, pelas 11h30, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação irá mostrar e convidar a realizar receitas de doces tradicionais com algumas inovações, como é o caso das fofas de mel, arroz-doce com arroz tufado e filhós de algas. As oficinas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, através de email com indicação da atividade em que pretende participar, o nome, a idade e a proveniência para tagus@tagus-ri.pt. Estas atividades vão decorrer dentro da tenda da Feira da Doçaria e os participantes devem levar avental e luvas descartáveis.

 

Música

Este ano, será realizado o V Encontro de Música Tradicional Portuguesa na primeira noite do evento (dia 21) com “Sons de Sempre”, do Centro Social e Cultural do Bom Sucesso de Alverca do Ribatejo, e os “Cant’Abrantes”, do Orfeão de Abrantes. A manhã de sábado irá contar com uma arruada pelo Centro Histórico de Abrantes, pela Sociedade Instrução Musical Rossiense. Na segunda noite do evento (dia 22), o jazz vai invadir a tenda de 2 mil metros quadrados, com os “Xaral’s Dixie”. E no domingo à tarde (dia 23), os “Saltimbancos de Tomar” vão deliciar todos com músicas portuguesas bem conhecidas, que vão desde o fado, à música tradicional portuguesa, à ligeira e até ao pop.

 

Animação Infantil

E porque a Feira Nacional de Doçaria Tradicional é um evento para toda a família, em que os mais pequenos têm um lugar especial, a BIA - Biblioteca Itinerante de Abrantes "José Diniz" estará em permanência no certame a contar histórias. Também o personagem Palhinhas marcará presença nas tardes do evento. E haverá uma leitura encenada feita por crianças, numa adaptação da peça de Álvaro Magalhães, “Todos os rapazes são gatos”, pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes, na tarde de sábado, dia 22.

 

Trabalhos escolares “Palhinhas – uma história da palha de Abrantes”

O desafio feito às escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Abrantes consistiu em decorar 200 tigeladas de barro, utensílio que diferencia a confeção da Tigelada de Abrantes. Aderiram 17 escolas do ensino público e privado (Jardim Infância Arco–Iris, da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, Centro Social de Vale das Mós, Centro Social Interparoquial de Abrantes, Jardim Escola João de Deus de Tramagal, Escola António Torrado, Centro Social do Pego, Centro Escolar de Rio de Moinhos, Centro Escolar de Abrantes, Centro Escolar Maria Lucília Moita, Centro Escolar da Chainça, EB1 de Mouriscas, EB 1º de Alvega, de Pego, de Rossio ao Sul do Tejo, de Bemposta, de Tramagal e de S. Miguel do Rio Torto) e envolvidos 1.404 alunos inspirados na obra de António Colaço, “Doce Abrantopia”, doada ao Município de Abrantes, em 2016, na comemoração dos 100 anos da Cidade. O resultado destes ateliês estará patente durante os três dias de evento, numa pequena exposição.

 

Atividades Desportivas

Para desgastar as calorias ingeridas durante os três dias de festa, o Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro deixa a proposta, para sábado de manhã, de uma caminhada solidária para assinalar o “Outubro Rosa”, que sensibiliza a população para o cancro da mama. Para essa noite, o COA – Clube de Orientação e Aventura dinamiza a caminhada turística Night Urban “Os Palhinhas”, com entrada em alguns monumentos da Cidade. No domingo de manhã, os Branquinhos do Pedal apresentam um passeio diferente, com pasteleiras e bicicletas antigas.

As inscrições nestas atividades são obrigatórias, estando disponibilizadas as formas de o fazer nos sites da organização em www.cm-abrantes.pt e www.tagus-ri.pt.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional realiza-se desde 2002. O objetivo é valorizar a riqueza da doçaria tradicional e conventual de todo o país, colocando os doces locais, como a Palha de Abrantes, a Tigelada de Abrantes e as Broas Fervidas, junto de outros ícones portugueses. A esta receita juntam-se atividades culturais e desportivas, demonstrando um trabalho em rede com os agentes do território, que permite o sucesso deste certame, afirmado a nível nacional, e que se traduz na dinamização da económica local, revelando-se uma excelente oportunidade para atrair visitantes ao Centro Histórico de Abrantes.

Nesta edição, a feira é certificada como Ecovento, atribuído pela VALNOR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., com o objetivo de promover a prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, com a separação de embalagens, a recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem.