Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

10 de junho volta a homenagear antigos combatentes

13/06/2023 às 11:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O dia 10 de junho em Mação foi assinalado no Largo dos Combatentes. De manhã, teve ali lugar a Cerimónia do Dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com homenagem aos Combatentes de Mação.

Numa organização da Câmara Municipal de Mação com o Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, a Cerimónia assinala há muitos anos este dia de memória dos antigos Combatentes, particularmente os do concelho de Mação.

A presidir à Cerimónia esteve, em representação do comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência, o tenente coronel de Infantaria Ricardo Jorge da Silva Dias Lourenço, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, António Louro e pelo presidente do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, coronel de Infantaria Fernando Lourenço.

A Banda da SFUM tocou o Hino Nacional e, de seguida, foram homenageados os mortos com a colocação de coroas de flores junto ao Memorial aos Combatentes no Ultramar e ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra.

O diácono Jaime de Matos proferiu uma evocação religiosa a que se seguiu um minuto de silêncio e foi executado o toque de alvorada, hino de esperança perene na Pátria.

Seguiram-se os discursos do presidente da Direção do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes e do vice-presidente da Câmara Municipal de Mação.

Mação assinala esta data há mais de uma década “com a certeza de que homenagear os nossos mortos é manter viva a nossa identidade e o respeito que temos por Portugal, pelos portugueses e pelos maçaenses”, afirma o Município em nota de imprensa.

Fotos: Município de Mação

Galeria de Imagens