Pesquisar notícia
terça,
07 dez 2021
PUB
Sociedade

Santuário de Fátima oferece evangelho aos peregrinos para assinalar o Domingo da Bíblia

23/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O primeiro Domingo da Palavra de Deus, no domingo, é assinalado com a oferta do Evangelho de S. Mateus, evangelista do ano, a todos os peregrinos que participem nas celebrações no Santuário de Fátima.

O Domingo da Palavra de Deus, cuja primeira edição será celebrada em 26 de janeiro, foi instituído pelo papa Francisco, em setembro de 2019, na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), explicando que este dia pretende promover a “familiaridade” com a Bíblia.

“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, defendeu o papa Francisco, que escolheu esta data por se situar na proximidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina no sábado.

“Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos Cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”, considerou o Sumo Pontífice.

Segundo informação do Santuário de Fátima, o livro a oferecer aos peregrinos no domingo é editado em conjunto pelo santuário e pela Diocese de Santarém, tem 127 páginas, abre com uma apresentação do bispo José Traquina, prossegue com uma introdução ao Evangelho segundo São Mateus e encerra com o texto do Evangelho.

Lusa