Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

Mau tempo: Alerta continua em vigor até às 21h

16/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Rua do Cabeço em Tramagal

A tempestade Daniel trouxe na manhã desta segunda-feira, dia 16 de Dezembro, chuva intensa, por vezes muito intensa, mas não provocou problemas de maior.

Segundo os Bombeiros Municipais de Abrantes, apenas após a chuva mais intensa que caiu depois das 9 da manhã apareceram alguns lençóis de água nos locais habituais, como junto ao Hospital, Rotunda do Olival, em Alferrarede junto à antiga Junta de Freguesia ou no Espinhaço de Cão. Apesar dos Bombeiros de Abrantes terem passado pelos locais “felizmente não tivemos nenhuma ocorrência a registar”, revelou António Manuel, comandante da corporação.

A Antena Livre sabe que no Tramagal, na rua do Cabeço, caiu uma parte do beirado de um edifício que estava desabitado, mas que não provocou danos ou qualquer interrupção de circulação rodoviária.

 

Portugal continental está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, chuva forte, vento ou queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo (até às 21:00 de hoje) devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e persistente, tendo o IPMA emitido também o mesmo aviso para toda a costa portuguesa, mas por causa da agitação marítima (até às 12:00 de terça-feira).

O IPMA colocou também em aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre por causa do vento forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora, entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O mau tempo que se está a fazer sentir em Portugal continente surge na sequência da passagem da depressão “Daniel” que está associada a uma ondulação da superfície frontal fria que atravessa o território do continente.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um agravamento do estado do tempo.

Face ao cenário de precipitação forte e persistente, a Proteção Civil alerta que deve ser "dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido".

A Proteção Civil chama a atenção para os efeitos desta situação, com piso escorregadio e a eventual formação de lençóis de água e gelo e possibilidade de cheias rápidas em meio urbano.

As autoridades alertam ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira, sendo de evitar o estacionamento de veículos nestas zonas.

Segundo a ANEPC, "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados".

Aos condutores, é recomendada uma condução defensiva, com redução da velocidade e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

As autoridades pedem também para não se atravessar zonas inundadas, "de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

Deve-se "garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas", diz o comunicado, acrescentando ainda que não devem ser praticadas "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".


Com Lusa