Pesquisar notícia
domingo,
24 out 2021
PUB
Sociedade

Mação com prejuízos de 1 milhão e 900 mil euros nos danos da tempestade Elsa (com áudio)

9/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Mação já fez a lista dos estragos, em termos públicos, causados pela tempestade Elsa nos dias 19 e 20 de dezembro de 2019 e a lista é bem extensa.

Segundo os serviços da autarquia a reparação dos estragos, segundo números a que a Antena Livre teve acesso, deverá rondar 1 milhão e 900 mil euros, em repavimentações, consolidação de taludes, reparação de mais de uma dezena de pontes sobre ribeiras ou a reparação da praia fluvial de Carvoeiro.

Ainda segundo a autarquia as freguesias mais afetadas pela tempestade extratropical foram Carvoeiros, Envendos e a União das Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, revelou à Antena Livre que uma das situações para uma resolução mais urgente é a reparação da praia fluvial de Carvoeiro. A força das águas, em enxurrada, destruíram 50% das infraestruturas. “As pontes de madeira, as madeiras das margens, a piscina das crianças... ficou tudo partido. É uma praia de Bandeira Azul por isso há urgência em avançar com as reparações em tempo útil”, explicou o autarca revelando que outro dos grandes prejuízos assentou a consolidação de encostas das linhas de água, após os incêndios de 2017. Agora a água limpou todo o trabalho que tem vindo a ser feito, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Mação.

Vasco Estrela espera que o governo possa abrir uma linha de apoio às autarquias, para ajudar a colmatar os prejuízos que a tempestade deixou na região e também no seu concelho.

A maior fatia da despesa [804 mil euros] vai para a reparação da rede viária florestal afetada pelos incêndios de 2017. Seguem-se as 11 pontes afetadas e rede viária em diversos pontos do concelho [335 mil euros], pavimentos e taludes em diversas estradas do concelho [165 mil euros], quase 300 mil euros para duas empreitadas de consolidação de encostas ao nível da engenharia natural e hidrosementeiras e 115 mil euros para a reparação da praia fluvial de Carvoeiro.

Trata-se de um inventário que foi feito, tal como noutros concelhos, para que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo possa tentar uma candidatura a apoios do Estado a toda esta região.

Apraia fluvial de Carvoeiro necessita de uma intervenção profunda em 50% das estruturas.

 

A ponte da Carregueira (noite de 19 de dezembro de 2019) é uma das que necessita de intervenção.