Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Feira Nacional: Doçaria portuguesa reunida em Abrantes

23/10/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Regressa a Abrantes a Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que conta pela primeira vez com o Jardim da República como palco. Como é já tradição, no último fim-de-semana de outubro, o Centro Histórico de Abrantes fica preenchido pelas iguarias da doçaria portuguesa, complementadas por um programa de atividades gratuitas para toda a família.

Os visitantes poderão contar com doçaria, licores, mel e compotas de Felgueiras, Vila Real, Lamego, Amarante, Ovar, Aveiro, Tentúgal, Alcobaça, Torres Novas, Caldas da Rainha, Sertã, Ponte de Sôr, Portalegre, Évora, Reguengos de Monsaraz, Madeira, Açores, Sardoal e Abrantes.

A abrir este doce certame, na sexta-feira, dia 27 de outubro, irá haver uma demonstração de doçaria ao vivo, pelos alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, que irão apresentar uma sugestão de sobremesa, que integra vários doces regionais.

Do programa de animação, destacam-se as atividades dirigidas ao público infantil com o espetáculo de marionetas “Mãos ao Alto!”, logo na manhã de dia 28 de outubro. Também com marionetas serão contadas histórias, nas “Histórias de Sonho”, pelas 16h de sábado. Balões e pinturas faciais farão as delícias dos mais pequenos, entre as 15h00 e as 16h00, de sábado e domingo. No domingo, pelas 11h00, haverá uma oficina de doçaria para ensinar a fazer as línguas-de-gato e os beijinhos, característicos da tradição de “pedir os bolinhos”, não só para as crianças, mas também dirigida aos adultos que as acompanham. Durante a feira será, também, realizada outra oficina apenas para adultos sobre os “prazeres sem glúten”, no sábado, dia 28 de outubro, às 10h.

Dedicado ao personagem de Banda Desenhada Palhinhas, irá decorrer um desfile dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho, que durante toda a feira da doçaria estarão em exposição.

Na música, o cardápio é composto pelo VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa, dinamizado pelo Orfeão de Abrantes, com grupos de Abrantes, de Monte Real (Leiria) e Monte do Arneiro (Nisa), que irão actuar na sexta-feira e no sábado. A fazer arruada pelo Centro Histórico, na manhã de sábado, passará o grupo de concertinas “Sons Lusitanos”. Na noite de 28, haverá um espectáculo de tributo a Queen com a banda “A Kind of Queen”. Ainda, no panorama musical, o certame, terá no seu encerramento um Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, no domingo.

Já para queimar calorias, serão desenvolvidas duas atividades desportivas. A primeira será o Night Urban “Os Palhinhas”, no sábado, em formato de caminhada turística, livre ou corrida pelo Centro Histórico. A esta catividade, de participação gratuita, serão associadas visitas guiadas a locais emblemáticos da cidade e ligados à doçaria local, na opção caminhada turística. Para domingo, haverá passeio em BTT “Na Rota da Palha” de encontro ao Caminho do Tejo, margem Norte.

A 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, vai realizar-se de 27 a 29 de outubro. Na sexta-feira, irá abrir às 17h00 e encerrar às 23h00. No sábado, a mostra de doces estará patente das 10h00 às 23h00. Já no domingo, a partir das 10h00 até às 20h00.