Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Exército

Exercício BANGUI 222 em curso em Barquinha, Constância e Chamusca

4/10/2022 às 15:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Até dia 7 de outubro, está a decorrer nos concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca o exercício militar “BANGUI 222”, promovido pela Brigada de Reação Rápida (BRR).

As movimentações têm como objetivo a preparação da 12ª Força Nacional Destacada Conjunta (QRF/MINUSCA – BANGUI 222), constituída por cerca de 200 militares, em missão na República Centro Africana (RCA).

Esta manhã, Fernando Freire, presidente da Câmara, "vestiu" o papel de “Mayor de BRIA” (Capital da Prefeitura de Haute-Kotto, a maior da RCA, com cerca de 43.300 habitantes), nas instalações do Centro Cultural.

Neste sentido, segundo informação do Exército, “procurou-se recriar uma realidade próxima da vivida no Teatro de Operações da República Centro-Africana, com a injeção de incidentes nas subunidades, que se poderão constituir como alguns dos desafios da Força na República Centro-Africana, de forma a que estas conseguissem treinar o mais próximo da realidade”.

O aprontamento e certificação desta força militar vai continuar nos próximos dias, sendo expectável um incremento significativo de movimentações militares apeadas ou com recurso a viaturas/aeronaves, empregando munições de salva, tanto no período diurno como noturno.

Fotos: Pérsio Basso

 

Galeria de Imagens