Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Onda de calor

DGS recomenda medidas de proteção adicionais contra o calor

17/08/2022 às 16:26
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água, uma vez que as previsões apontam para um aumento gradual da temperatura nos próximos dias.

Numa nota divulgada no ‘site’, a DGS lembra que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento gradual das temperaturas nos próximos dias e aconselha a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados.

Recomenda igualmente a população a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.

O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.

O IPMA emitiu aviso amarelo (o menos grave) para tempo quente, a partir de sexta-feira, nos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.

Na informação hoje divulgada, a DGS aconselha a que se evite “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior”.

Recomenda igualmente que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Segundo a autoridade de saúde, os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas “devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24”.

“As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta”, avisa.

Hoje de manhã, à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna para avaliar as previsões meteorológicas para os próximos dias, o presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda, alertou que o país vai passar por uma terceira onda de calor a partir do dia 20.

Lusa