Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Cinco distritos do continente sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte

18/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

A chuva levou também o IPMA a emitir aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria até às 03:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra devido ao vento forte com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.

Este aviso amarelo para o vento vai estar em vigor entre as 15:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às 06:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Previsão para 4ª feira, 18.dezembro.2019

Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir da tarde, em especial nas regiões Norte e Centro, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela em especial até ao início da manhã.
Possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde.
Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, sendo moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas até 80 km/h no litoral Norte e Centro, em especial durante a tarde.Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, tornando-se forte a muito forte (40 a 60 km/h) nas regiões Norte e Centro, com rajadas até 110 km/h, a partir da manhã.
Neblina ou nevoeiro temporário.
Possibilidade de formação de gelo e geada no interior Norte e Centro.
Subida de temperatura.
Temperaturas máximas previstas:

14 – Vila de Rei

15 – Porto; Coimbra; Mação; Gavião

16 – Abrantes; Sardoal

17 – Santarém; Entroncamento; Barquinha; Constância; Ponte de Sôr

18 – Lisboa; Faro

Previsão para 5ª feira, 19.dezembro.2019

Céu muito nublado ou encoberto.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 90 km/h, soprando forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 120 km/h, em especial a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro.
Pequena subida da temperatura mínima.
Temperaturas máximas previstas:

14 – Vila de Rei

15 – Porto; Gavião; Mação

16 – Coimbra; Ponte de Sôr; Abrantes; Constância; Sardoal

17 – Lisboa; Entroncamento; Santarém; Barquinha

18 – Faro