Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Campanha “Dê troco a quem precisa” arranca nas farmácias aderentes do distrito

16/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Arranca esta segunda-feira, 16 de dezembro, nas farmácias aderentes em Santarém, a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A iniciativa, que termina no dia 25 de dezembro, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos. A campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A embaixadora do Programa abem apela ao espírito altruísta dos portugueses. “Enquanto comunidade, somos todos responsáveis uns pelos outros e não podemos aceitar que haja uma qualquer pessoa que, por carência económica, não consiga aceder aos medicamentos que lhe permitem fazer face aos seus problemas de saúde. É tempo de a sociedade civil se unir e, enquanto cidadãos, ajudarmos quem não consegue pagar a medicação que o seu médico considerou indispensável para tratar ou curar a doença de que padece”, incentiva Maria de Belém Roseira.

Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita. O Programa abem apoia atualmente um total de 11.809 beneficiários, dos quais 13% são crianças.

O montante angariado durante o curso da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” será 100% aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abem. Desde o seu arranque, em maio de 2016, o programa já permitiu a aquisição de 393.403 embalagens de medicamentos.

O Programa abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

Assim, nos concelhos da região, são farmácias aderentes no concelho de Abrantes:

. Farmácia Sousa Trincão

. Farmácia Ondalux

. Farmácia Motta Ferraz

. Farmácia Bento, Mouriscas

. Farmácia Baptista Rei, Carvalhal

Em Constância:

. Farmácia Carrasqueira, Montalvo

Em Mação:

. Farmácia Saldanha

. Farmácia Pinheiro, Envendos

. Farmácia Catarino

Em Sardoal:

. Farmácia Passarinho

Em Vila Nova da Barquinha:

. Farmácia da Barquinha

No distrito de Castelo, no concelho de Vila de Rei, a farmácia aderente é a Farmácia Silva Domingos, na sede de concelho.

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Beja, onde está sediada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.