Pesquisar notícia
quarta,
19 jan 2022
PUB
Sociedade

Alto Alentejo tem novo serviço de transportes públicos

3/12/2021 às 15:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), na pessoa do presidente Hugo Hilário, e a empresa Transportes do Alto Alentejo (TAA), e os representantes legais da empresa, assinaram o contrato de concessão do serviço público de transporte de passageiros para o Alto Alentejo, na passada segunda-feira, dia 29 de novembro.

Este momento formaliza o aparecimento do Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo (SMAA), o novo serviço de transportes rodoviários públicos desta região, operado pela TAA que, depois da fiscalização do Tribunal de Contas, terá quatro meses para adequar a frota e todos os procedimentos à nova entidade.

Desta forma, 14 dos 15 municípios integrantes da comunidade intermunicipal, delegaram as suas competências relativas ao serviço público de transporte de passageiros municipal na CIMAA, tornando-se assim a CIMAA Autoridade de Transportes para os serviços público de transporte de passageiros municipais e intermunicipais no Alto Alentejo. Estes municípios passaram então a integrar o novo do Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo (SMAA), ficando ausente o município de Portalegre, que irá manter o seu próprio sistema de transportes municipal.

A TAA foi a empresa selecionada no concurso público lançado pela CIMAA para a concessão, de quatro anos, deste serviço. Esta alteração decorre de uma exigência legal a nível nacional em todas as Comunidades Intermunicipais e áreas metropolitanas.

 

Mobilidade Sustentável: O contributo dos transportes públicos

Os transportes públicos “são uma importante aposta para garantir a mobilidade sustentável” e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, e todos os municípios que dela fazem parte, “estão comprometidos em adotar medidas que incentivem o cumprimento das metas estabelecidas e assumidas por Portugal”. Esta é uma temática alinhada com a imposição de Portugal obter neutralidade carbónica até 2050, sendo para isso fundamental promover a utilização dos transportes públicos e a sua descarbonização.

 

SMAA: Segurança em primeiro lugar

Os percursos do SMAA “serão efetuados em total segurança e comodidade”, enquadrados nos planos definidos pela Direção Geral de Saúde, e com o cumprimento das orientações de lotação, utilização de máscara e limpeza e desinfeção.

 

Nova Identidade Visual

Com a chegada do SMAA às estradas do Alto Alentejo, a nova identidade visual passará a fazer parte do dia-a-dia dos utilizadores dos autocarros públicos. Esta imagem foi inspirada no logótipo da CIMAA, “transformando-o num autocarro futurista, que espelha o desígnio da mobilidade sustentada, segura e que traga qualidade de vida”.