Pesquisar notícia
quinta,
19 mai 2022
PUB
Sociedade

Abrantes e Gavião recebem prémio por escolas que mais reciclaram em 2021

13/05/2022 às 16:26
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foram três as escolas dod concelhod de Abrantes e de Gavião que ganharam o seu lugar no TOP+ de Campeões Regionais no Programa Ecovalor.

Este programa contou com a participação de 884 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor em 2021 – o programa de educação ambiental dedicado em exclusivo à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram cerca de 274.460 alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2.458 toneladas de embalagens.

Todas estas escolas encaminharam para reciclar 1.684 toneladas de papel e cartão, 609 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 255 toneladas de vidro. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 122.896 euros.

 

TOP + | Campeões Nacionais

A nível nacional, há a destacar a Escola do Monte - Vila Nova de Gaia, em primeiro lugar com 26 toneladas, seguida do Centro Infantil do Hospital de Faro, com 23 toneladas, e da Escola EB1/JI da Conceição, de Faro, com 21 toneladas. Estas foram as escolas vencedoras da 19.ª edição do programa, que já se encontra em preparação para o ano letivo de 2022-2023.

 

TOP+ | Campeões Regionais

Cada concessionária distingue ainda as escolas que mais reciclam em cada região e das quais se divulgam os resultados.

No Top 3 de campeões regionais pela Valnor, ficaram o Centro Escolar de Chainça, Abrantes, em 1.º lugar com 10.70 toneladas, o Jardim-Escola João de Deus no Tramagal, Abrantes, ocupa o 2.º lugar com 9,60 toneladas de lixo recolhido e em terceiro lugar, no concelho de Gavião, o Agrupamento de Escolas de Gavião com 4,40 toneladas.

 

Programa Ecovalor

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. Para além das ações de sensibilização (também disponíveis online), este programa assegura a recolha seletiva, entrega sacos e suportes e inclui o concurso Separa e Ganha – por cada saco de embalagens destinadas ao ecoponto amarelo, a escola receberá 0,50€. Os valores associados à reciclagem de papel/cartão e vidro é específica de algumas regiões, que já deram o passo na reciclagem de mais materiais.