Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: CRIA inaugura Feira e Mostra de Produtos de Artesanato e Tradições Locais

20/10/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
O certame está aberto até dia 26 de outubro

No âmbito do CLDS 3G Abrantes e integrado na comemoração do 40.º aniversário do CRIA, a instituição tem patente uma Feira e Mostra de Produtos de Artesanato e Tradições Locais, que ficará disponível até ao dia 26 de outubro, entre as 09h00 e as 19h00.

Durante o evento, em simultâneo, irão ser dinamizados workshops sobre o desenvolvimento de práticas artesanais bem como atividades culturais e jogos tradicionais, destinados à população em geral.

Hoje na sessão de abertura do certame, Nelson Carvalho, presidente da direção do CRIA, disse que “esta é uma feira essencialmente com produtos locais e de atividade artesanal, ao mesmo tempo que quer associar à mostra e à possibilidade de evidenciar o negócio e chamar a atenção para a criatividade e para a possibilidade de se fazer produtos artesanais”.

O objetivo do evento, segundo o presidente, é também chamar a atenção para a problemática do emprego para com os portadores de deficiência. Questionado sobre a oferta de emprego para com os utentes do CRIA, Nelson Carvalho afirmou que “a nossa sociedade não é propriamente nessa matéria das sociedades mais inclusivas”.

“As sociedades nórdicas estão muitos anos à frente nessa matéria. Nós temos um longo caminho a percorrer. Ainda há muitos preconceitos e muitas dificuldades na empregabilidade de pessoas com este perfil. Mas há muita gente a trabalhar nesta matéria. Esse é também o nosso trabalho. Por mais difícil que seja continuaremos a trabalhar na promoção de uma sociedade inclusiva”, fez notar o presidente, dando como exemplo a Feira e Mostra de Produtos de Artesanato.

Na cerimónia de abertura do certame, para além da direção, dos profissionais e utentes do CRIA, marcou presença Vasco Estrela, presidente da CM de Mação, Celeste Simão vereadora com o pelouro de ação social na CM de Abrantes, Bruno Tomás presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede e o comandante do RAME, o coronel César Reis.

A Feira e Mostra de Produtos de Artesanato abriu com o rancho da instituição que presenteou os presentes com várias danças tradicionais.

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-cria-recebe-feira-e-mostra-de-produtos-de-artesanato-e-tradicoes-locais/