Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Covid-19: PSP manda alunos para casa mas pode usá-los em reforço do contingente

14/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Direção Nacional da PSP decidiu esta sexta-feira mandar os instruendos da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, distrito de Santarém, para casa, para prevenir contaminações com o novo coronavírus, mas admite poder usá-los para reforço.

Fonte oficial da Direção Nacional da PSP adiantou à agência Lusa que o mesmo aconteceu com os alunos do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Alcântara, Lisboa.

Segundo a mesma fonte, os alunos foram mandados este fim de semana para casa, com ordens para só regressarem quando forem convocados.

A PSP escusou-se a dizer a quantidade de alunos envolvidos, mas acrescentou que poderão reforçar o contingente daquela polícia “quando e caso seja necessário”.

O novo coronavírus matou pelo menos 5.347 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em dezembro.

Mais de 140 mil casos de infeção foram registados em 124 países e territórios desde o início da epidemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (34), ao passar de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

O boletim epidemiológico assinala também que, desde o início da epidemia, a DGS registou 1.308 casos suspeitos (mais de o dobro em relação a quinta-feira) e mantém 5.674 contactos em vigilância.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19.

Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

Lusa