Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Saúde

CHMT reúne com autarcas sobre Plano de Contingência ao coronavírus

4/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Reunião entre CHMT e autarcas
O Centro Hospitalar do Médio Tejo admite que está "desde a primeira hora a acompanhar e a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde relativas ao novo coronavírus".
 
Assim, no intuito de definir medidas a implementar face ao Covid-19, aconteceu esta terça-feira, dia 3 de março, uma reunião entre o conselho de administração do Centro Hospitalar e os presidentes dos três Municípios onde estão instaladas as unidades hospitalares: Abrantes, Tomar e Torres Novas.
 
Em comunicado, o CHMT revela que "desde logo, ficou clara a cooperação e disponibilidade assumidas por Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, na total colaboração das suas autarquias no combate a esta situação epidémica, nomeadamente através da disponibilidade de algumas infraestruturas municipais, caso haja essa necessidade".
 
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, informou os autarcas sobre os trabalhos em curso relativamente ao Plano de Contigência do CHMT  - que está em fase de ultimação "integrando as sucessivas revisões das orientações emitidas pela DGS", contemplando vários níveis de criticidade, de modo a definir diferentes fases de resposta a esta epidemia.
 
Carlos Andrade Costa deu conta de que além do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos, o CHMT, EPE, tem ainda uma equipa Multidisciplinar a acompanhar a evolução da situação do Coronavírus por forma a adaptar estas respostas do CHMT às necessidades que a situação justificar a cada momento.
 
"O CHMT, EPE, criará as zonas de isolamento que forem necessárias e caso se justifiquem, de acordo com as possibilidades físicas existentes nas suas três Unidades Hospitalares. O CHMT, EPE, tem 22 quartos de isolamento com antecâmara e cerca de 50 quartos individuais, que podem ser de isolamento para doentes contaminados com o novo Coronavírus, se a situação o justificar", informa a entidade hospitalar em comunicado.
 
Está também prevista a criação de uma base operacional flexível de resposta a situações no domicílio, que serão acionadas em casos específicos. Com esta medida, diz o CHMT que o objetivo é "impedir a deslocação desses eventuais suspeitos às Unidades de Saúde, evitando desta forma o contágio de profissionais de saúde e outros doentes". O CHMT, EPE, dispõe, igualmente, de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde que contactem com eventuais doentes contaminados pelo novo coronavírus.