Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
CHMT

CHMT quer espalhar sementes para um Parto Positivo no Médio Tejo

14/10/2021 às 15:33
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“A aposta do CHMT na qualificação dos seus profissionais, tem sido transversal a todas as especialidades e, no passado mês de setembro, um dos casos verificou-se na área da Saúde Materna”, informa o Centro Hospitalar do Médio Tejo em nota de imprensa.

Assim, nos últimos dias de setembro, 16 enfermeiras especialistas em Saúde Materna e duas médicas obstetras da Maternidade do CHMT, na unidade de Abrantes, tiveram a oportunidade de realizar os Módulos I e II da formação “A Mobilidade da Pélvis, Posições e Movimentos no Parto”, do Ciclo “Parir en Movimiento: Anatomía Funcional del Parto Fisiológico”.

A formadora, Núria Vives estuda e colabora com Blandine Calais-Germain há trinta e cinco anos, com quem escreveu o livro “Parir en Movimiento” e participa, desde 2007, na implementação dos novos protocolos de “Estrategia de Atención al Parto Normal”, do Ministério da Saúde espanhol e em diferentes comunidades e hospitais de Espanha.

Conhecida e reconhecida no “mundo da obstetrícia” pela criação do Ciclo “Parir en Movimiento: Anatomía Funcional del Parto Fisiológico”, “Períneo, Integração e Movimento®” e “Parto e Movimento®”, Núria Vives dá a conhecer o seu trabalho na Europa e noutros continentes, em formações para parteiras, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais que acompanham a mulher no parto.

A formadora e as formandas deste curso foram acolhidas pelas organizadoras, Conceição Courinha, enfermeira Chefe do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT e por Paula Carrilho e Paula Alexandra Oliveira, enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, que têm esta formação completa, desde 2017.

Estes dois módulos iniciais foram focados no estudo do parto fisiológico, com o objetivo de apoiar a mobilidade da mulher durante o parto, um direito da mulher, presente no manifesto da Organização Mundial da Saúde, “Cuidados durante o nascimento para uma experiência positiva”.

“Ventos de mudança” na Maternidade do Centro Hospitalar, “a espalhar sementes para um Parto Positivo e rumo a uma transformação na forma de nascer no Médio Tejo”.

Fotos: CHMT