Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Vila Nova da Barquinha

Barquinha: Secretário de Estado inaugurou UCC do Almourol (C/ÁUDIO)

6/12/2021 às 17:49
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde esteve na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembrom, em Vila Nova da Barquinha onde assinalou a reinstalação de uma Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) do Almourol que serve os concelhos de Barquinha, Constância e Entroncamento.

Trata-se da concentração dos serviços da UCC num único edifício, uma vez que os mesmos estavam espalhados por várias unidades de saúde.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha destacou a parceria entre Ministério, ARS e Agrupamento de Centros de Saude (ACES) Médio Tejo com a autarquia para a concentração desta UCC num único espaço cedido pela Junta de Freguesia da Barquinha. A Câmara Municipal fez as obras de adaptação do edifício e o ACES tratou do reequipamento.

O autarca destacou a importância desta inauguração de um serviço fundamental para Vila Nova da Barquinha no apoio às populações, pricipalmente as populações mais idosas.

Fernando Freire

Diana Leiria, diretora do ACES Médio Tejo salientou o empenhamento de todas as partes na resolução daquilo que era um serviço espalhado por várias unidades de saúde e vários edifícios. Depois deixou uma palavra para a equipa da UCC do Almourol que tem estado sempre da linha da frente das solicitações. Quer seja na Covid-19 ou no apoio aos refugiados que chegaram ao nosso país, quer no apoio a outros concelhos da região que não fazem parte desta unidade.

Diana Leiria

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales destacou ainda os números relativos à vacinação contra a covid-19 em Portugal, tendo sublinhado a administração de mais de 1,5 milhões de doses de reforço e mais de dois milhões da vacina contra a gripe até ao momento, num país onde “85% da população tem o esquema vacinal completo”.

Lacerda Sales vincou o exemplo de parceria entre o poder central e o poder local, com um exemplo claro deste casamento.

Depois de visitar a UCC do Almourol Lacerda Sales deixou claro que estes serviços são necessários uma vez que a população portuguesa está cada vez mais envelhecida.

Lacerda Sales

A Unidade de Cuidados da Comunidade do Almourol tem capacidade total de 30 camas,e presta cuidados de saúde e apoio social e psicológico a nível comunitário e domiciliário, com especial incidência nas famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de risco ou dependência física e funcional, atuando ainda a nível da educação para saúde e integração de redes de apoio à família.

Galeria de Imagens