Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

IX Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/ III Cruzeiro Ibérico do Tejo tem início sexta-feira

16/05/2023 às 11:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Confraria Ibérica do Tejo- CIT vai realizar o IX Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/ III Cruzeiro Ibérico do Tejo que tem o seu inicio no dia 19 de Maio no Rosmaninhal, em Portugal, e em Espanha em Alcatra, e o seu final no dia 18 de Junho na Marina de Oeiras.

Trata-se de uma peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Tejo. É um percurso de mais de 280 km que será percorrido sempre pelo rio.

Sendo o núcleo central do Cruzeiro constituído por barcos tradicionais, destacam-se as bateiras, barcos tradicionais dos pescadores avieiros e que foram eternizados por Alves Redol no seu livro “Os Avieiros”.

O Cruzeiro tem diversos objetivos sendo que um deles é celebrar e lembrar a memória do Tejo quando era um espaço a fervilhar de atividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas. Ao longo do tempo foi perdendo a sua importância e a atividade no transporte de bens e pessoas.

Em Vila Velha de Ródão, terá acabado com a chegada do comboio no final do séc. XIX e, em Abrantes, terá acabado em 1944 com a chegada da camioneta. Ficaram as comunidades piscatórias ao longo de todo o rio e que ainda hoje mantêm as as suas atividades de pesca.

Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial, todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso. É na sequência de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros, e em conjunto com a Igreja Católica, que nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. A imagem da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo foi consagrada na catedral de Santarém, pelo bispo de Santarém e foi coroada em Vila Velha de Ródão pelo bispo de Portalegre. Foi ainda abençoada pelo Patriarca de Lisboa na Azambuja.

O Cruzeiro está também envolvido na candidatura da Cultura Avieira a Património Mundial.

O IX Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/ III Cruzeiro Ibérico do Tejo conta com o apoio de perto de 160 entidades ao longo do Tejo, entre elas câmaras, juntas de freguesia e paróquias. Entidades como o Ministério do Ambiente, o Ministério da Administração interna, Ministério da Defesa, a Guarda Nacional Republicana, (a divisão do SEPNA que costuma fazer acompanhamento ao longo de todo o Cruzeiro) e a Marinha, a Capitania do Porto de Lisboa. Conta ainda com o apoio de associações, coletividades e empresas ao longo do rio.

Este ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República de Portugal.

Da mesma forma que para passar três barragens e dois açudes, conta com o apoio de câmaras e empresas.

O programa é passível de adaptação no caso do nível das águas do Tejo não permitir a navegação.

Pode ver AQUI a Memória Descritiva do Cruzeiro Religioso.