Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Região

“É preciso aproximar o cidadão às juntas de freguesia” - Bruno Tomás (C/ÁUDIO)

30/05/2022 às 18:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No último domingo, 29 de maio, realizaram-se as eleições para os Órgãos da Delegação de Santarém da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). A votos apresentou-se uma única lista liderada pelo presidente da União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás.
A lista agora eleita para mais um mandato tem no conselho diretivo e assembleia geral a representatividade eleitoral do distrito de Santarém, entre partidos políticos o movimentos cívicos ou de cidadãos. Foi dessa forma que o reeleito coordenador distrital classificou a lista única que se apresentou a votos.

De acordo com Bruno Tomás os objetivos para este mandato passam pela continuidade do trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia, interrompido nos últimos dois anos pela pandemia. Ou seja, os autarcas de freguesia estiveram sempre no terreno, mas em termos associativos da ANAFRE foi mais complicado pela necessidade de reuniões presenciais. Há um outro objetivo para este mandato e que passa muito pela formação de autarcas e funcionários das juntas de freguesia.

O novo coordenador sublinhou que “hoje em dia é cada vez mais necessário dar mais conhecimento aos trabalhadores das juntas de freguesia, tanto administrativos como operacionais, porque os desafios cada vez são maiores.” Há ainda uma ideia clara sobre a descentralização e em começar a comunicar melhor com os fregueses porque, como está na ordem do dia, “não é só a estrada e o passeio, mas também a estrada digital. E temos cada vez mais de aproximar o cidadão às juntas de freguesia ao nível digital. Assim como a partilha das boas práticas que se vão fazendo em cada um dos locais”, destacou Bruno Tomás.

Um outro objetivo é aproximar o número de juntas de freguesia associadas da ANAFRE dos 100%, sendo que nesta altura a percentagem de associadas é de 75%.

Questionado sobre a Lei de novas freguesias que vem colocar em cima da mesa a possibilidade de criação de novas freguesias por via da agregação ou desagregação o coordenador deixou a posição da ANAFRE: “Toda a gente sabe o que é que a ANAFRE disse. São as pessoas que têm de decidir o que querer. E depois têm de perceber se as agregações estão a funcionar bem ou mal. A nova lei veio colmatar uma lacuna que havia na legislação original. Não havia nada a prever criar novas freguesias. E esta Lei veio colmatar essa lacuna que existia. Não é para desagregar é para criar novas freguesias.”

Neste campo Bruno Tomás ressalvou que a associação que representa estará sempre ao lado das pessoas. “O freguês é que tem de ter a palavra. Se quer ou se não, quer. A ANAFRE dará todo o apoio às pessoas que queiram avançar com processos concretos de intenção de criação de freguesias” adiantou Bruno Tomás vincando que há o objetivo de informar bem as pessoas antes e durante processos de eventual criação de novas freguesias.

Os presidentes das juntas foram, durante muitos anos, encarados como o parente pobre dos autarcas. Principalmente no interior do país exerciam o cargo nos tempos livres, quase como se um passatempo se tratasse. Depois as freguesias foram tendo mais competências e hoje um presidente de junta terá, forçosamente, de estar a tempo inteiro ou meio-tempo.

Bruno Tomás destacou a Lei de limitação de mandatos que acabou por vir obrigar a uma renovação constante dos autarcas e isso levou, também, que tenham surgido cada vez autarcas mais novos. E esta renovação foi importante para as freguesias.

Depois veio a descentralização de competências, num processo em que a ANAFRE teve um papel fundamental. “Os senhores presidentes de câmara não nos podem levar a mal, mas não podemos andar constantemente de chapéu na mão, à porta da câmara a mendigar por não termos a capacidade de fazer uma determinada obra”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, acrescentado que há hoje uma maior capacidade das juntas de freguesia poderem fazer algumas obras. Mesmo assim Bruno Tomás reivindica que “podemos ser ainda mais. Hoje o presidente de junta não pode ser visto só como aquele que manda cortar a erva na rua A ou na rua B. Temos de assumir as novas competências. Não há um metro quadrado neste país que não pertença a uma freguesia e isso os senhores presidentes de câmara e os senhores deputados têm de ter em conta.”

E depois, à margem, deixou ainda uma nota sobre os deputados: “Os presidentes de junta só têm pena de uma coisa. É que concordam com a Lei da limitação de mandatos, mas que esta Lei deveria ter ido mais além e deveria passar também pelos deputados. A política hoje não é um emprego. É algo que passamos por ela, deixamos o melhor que temos nela [política], mas depois temos de dar lugar a novas pessoas, novas ideias e isso tem tido resultados muito positivos nas freguesias.”

Bruno Tomás, coordenador ANAFRE distrito de Santarém

O distrito de Santarém é composto 21 concelhos e 141 freguesias: Abrantes (13), Alcanena (7), Almeirim (4), Alpiarça (1), Benavente (4), Cartaxo (6), Chamusca (5), Constância (3), Coruche (6), Entroncamento (2), Ferreira do Zêzere (7), Golegã (3), Mação (6), Ourém (13), Rio Maior (10), Salvaterra de Magos (4), Santarém (18), Sardoal (4), Tomar (11), Torres Novas (11) e Vila Nova da Barquinha (4).

De acordo com os dados das últimas eleições autárquicas para as Assembleias de Freguesia o número de mandatos (eleitos para os órgãos das freguesias) ficou distribuído da seguinte forma: PS 578, PSD 207, PSD/CDS-PP 191, Independentes 110, CDU 105, BE 20, CHEGA 11, PSD/CDS-PP/MPT 26, CDS-PP 3, CDS-PP/MPT/PPM 1, PSD/MPT 1.


Conselho Diretivo ANAFRE

Coordenador: Bruno Jorge Vicente Tomás, Freguesia de Abrantes e Alferrarede

Vice-Coordenador: João Batista de Oliveira – Freguesia da Gloria e Granho (Salvaterra de Magos)

Vice-Coordenador: Nuno José Silva Guilherme Azevedo, Freguesia de Coruche, Fajarda e Erra

Vogal: Ângela Vanessa Chaves Marques – Freguesia de Seiça

Vogal: Cristina Maria Leandro Pereira Casimiro – Freguesia da Raposa

Vogal: João Pedro Diniz Flor de Oliveira – Freguesia de Cartaxo e Vale da Pinta

Vogal: Samuel Marques Frazão – Freguesia de Monsanto

Suplentes:

António Rodrigues da Costa Graça, Freguesia Sabacheira

Mário João Amaro Ferreira, Freguesia de Ulme

Jorge Manuel Ferreira da Costa, Freguesia de Alpiarça

Rui Manuel Vasco André– Freguesia de Rio de Moinhos

Armando do Carmo Cotrim – Freguesia Ferreira do Zêzere

Mesa da Assembleia

Presidente: Diamantino Duarte Cordeiro – Freguesia Cidade de Santarém

1º Secretário – António Pedro Duarte Santos Morte – Freguesia de Torres Novas (Santa Maria, Salvador e Santiago)

2º secretário - Ortelinda da Conceição Camões Graça – Freguesia de Couço