Pesquisar notícia
terça,
09 ago 2022
PUB
Região

Primeira reunião da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Médio Tejo

23/02/2022 às 16:23
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Decorreu na passada quinta-feira, dia 17 de fevereiro, a primeira reunião de caráter deliberativo da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Médio Tejo.

Esta Comissão, presidida pela presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, conta com cerca de 40 representantes de vários organismos públicos. Na sua impossibilidade, representará a comissão o vice-presidente desta CIM, Vasco Estrela, também autarca de Mação.

De entre os vários temas abordados, a reunião começou com a apresentação de todos os membros, seguindo-se a análise e aprovação, por unanimidade do regimento de funcionamento deste órgão.

Ainda no decorrer dos trabalhos, foi eleito por unanimidade Marco Rosa, atual chefe do Núcleo sub-regional do Médio Tejo do ICNF, para secretário desta Comissão.

Enquadrando um período de debate e reflexão de matérias relevantes para tornar o território menos vulnerável a incêndios graves, foi apresentado pela coordenadora Regional da Região LVT | ALENTEJO da AGIF, Helga Soares, como irá funcionar a governança da comissão, bem como referida já alguma calendarização das próximas atividades, estando em agenda a próxima reunião de caráter técnico para dia 3 de março.

Em cima da mesa está “um trabalho de equipa, coeso e agregador para ser levado a cabo, permitindo melhorar critérios menos favoráveis e que possam neste âmbito permitir à nossa região um crescimento mais sustentável, mais eco-friendly e menos vulnerável a incêndios”.

A reunião terminou com um desafio a todos deixado por Anabela Freitas: “a importância de diminuir algumas tensões no nosso território, como é o caso do gerado pelo índice de risco meteorológico/risco de incêndio. É portanto, um bom começo para a próxima reunião da comissão técnica”.

Foto: CIM do Médio Tejo